Close Menu

Busque por Palavra Chave

Deputado Altair Silva garante que convênio do HRO será renovado

Por: LÊ NOTÍCIAS
08/04/2019 11:15
Assessoria de Imprensa Altair Silva Informação foi confirmada pelo secretário de Saúde do Estado, Helton de Souza Zeferino Informação foi confirmada pelo secretário de Saúde do Estado, Helton de Souza Zeferino

O deputado estadual Altair Silva (PP) esteve nesta semana com o Secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, discutindo as principais demandas da área no Estado, especialmente para o Grande Oeste Catarinense. A boa notícia que chega, e que foi confirmada pelo deputado junto ao Secretário, é de que o convênio que garante o repasse para o Hospital Regional Oeste será renovado assim que se esgotar os prazos vigentes.

“Essa é uma ótima notícia para a nossa gente de Chapecó e da grande região que utilizam o Hospital. Com essa renovação nós damos um passo importante, pois geramos alivio para os gestores que terão parte do custeio da unidade garantido, e também ampliamos as possiblidades de expandir os serviços”, comenta Altair Silva.

A atual recomposição da subvenção que é de R$ 1,8 milhões mensais está garantida e conforme o presidente da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (ALVF), Rogério Getúlio Delatorre, “o montante é fundamental para manter o equilíbrio financeiro da unidade que é feito através de convênio de gestão com o Governo do Estado”, frisou.

Durante a reunião com o Secretário de Estado, Altair Silva, apresentou o projeto de lei 347/2016, de sua autoria, que institui a Matriz de Distribuição de Recursos Financeiros destinados aos hospitais regionais do Estado e que são integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o projeto, a Matriz servirá de parâmetro para a definição do montante que caberá a cada hospital.

Hoje a distribuição ocorre sem critérios e a partir da proposta indicadores seriam respeitados, como o número de atendimentos, o número e a taxa de ocupação de leitos, o número de internações, o número de servidores e médicos e a taxa de mortalidade institucional. O Secretário da Saúde afirmou que a pasta já estuda uma forma de redistribuir os recursos para cada hospital e que vai ocorrer por critérios.

“O Hospital Regional do Oeste tem altos índices de produtividade e resolutividade. Com a distribuição dos recursos sendo estabelecida através de critérios só tende a aumentar o repasse que é feito ao Hospital”, comemorou Altair.

NOVA ALA DO HRO

Dentre as principais obras para a região Oeste e que a população aguarda com ansiedade é a inauguração da nova ala do HRO. O espaço possui nove andares e conta com 156 novos leitos que serão somados com os atuais 475 existentes.

A nova ala conta com 37 leitos de UTI, sendo 20 geral, 10 pediátrica e sete coronariana. Serão ampliadas ainda as salas cirúrgicas e os leitos da oncologia. Há previsão da implantação do serviço de hemodinâmica. Conforme os diretores, uma das dificuldades para colocar em funcionamento os serviços é o aporte de R$ 2,5 milhões do Ministério da Saúde, o que garantiria o pleno funcionamento da estrutura.

ESPECIALIDADES

Mais de 25 especialidades são realizadas hoje pelo Hospital Regional do Oeste, entre elas a radioterapia, que é feita apenas por um aparelho, que segundo os dirigentes é antigo e não tem mais assistência por parte da empresa responsável. A partir da inauguração do novo espaço, a expectativa é que comece a operar um novo equipamento, passando o hospital a contar com dois aparelhos de radioterapia.

REUNIÃO NO HRO

O deputado Altair esteve no Hospital Regional Oeste (HRO) na última quinta-feira (04) e foi recebido pelo Presidente da ALVF, Rogério Getúlio Delatorre, pelo Presidente do Conselho de Delegados da ALVF, Gelson Dalla Costa, pelo Diretor Geral, Osmar Arcanjo de Oliveira, e pelo vice-presidente da Diretoria Executiva, Reinaldo Fernandes Lopes.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro