Close Menu

Busque por Palavra Chave

Autoridades regionais da Segurança Pública e vereadores lutam pela implantação da DPCAMI em Xaxim

Por: LÊ NOTÍCIAS
10/04/2019 15:22
Câmara de Vereadores de Xaxim Delegado regional de Polícia Civil, Adilson Bressan e o diretor de Polícia Civil de Fronteira, Carlos Morbini, estiveram na reunião Delegado regional de Polícia Civil, Adilson Bressan e o diretor de Polícia Civil de Fronteira, Carlos Morbini, estiveram na reunião

Aconteceu na tarde desta terça-feira (09), na Câmara de Vereadores de Xaxim, uma importante reunião para tratar sobre a instalação de uma Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI), em Xaxim. Estiveram presentes o delegado regional de Polícia Civil Adilson Bressan e o diretor de Polícia Civil de Fronteira de Santa Catarina, Carlos Morbini, as membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulheres, vereadores e imprensa da região.

De acordo com Morbini, já existe um decreto instituindo a instalação de DPCAMIs no Estado, contudo há um artigo na lei que fala que as Delegacias podem ser implantadas somente em sedes de regionais. O diretor afirmou que o Estado já está com toda a documentação em mãos, entretanto, se houver o entendimento que não precisa alteração do decreto, já pode se iniciar o processo de implantação, caso contrário, um outro decreto alterado precisará ser assinado pelo Governo do Estado, dizendo que as delegacias podem ser instaladas em cidades que são Comarca, como é o caso de Xaxim. “Se nós conseguirmos trazer esse serviço para o município, será a primeira delegacia fora de sede de regional do Estado”, disse o diretor.

Adilson Bressan, delegado Regional de Polícia Civil, destacou que a estrutura do Complexo de Segurança Pública, inaugurado recentemente, pode atender a demanda desse serviço especializado com melhores condições de atendimento às mulheres. “Além disso, infelizmente, os índices de violência contra mulher em Xaxim são maiores que Xanxerê, por exemplo”.

A luta pela instalação da DPCAMI no município foi encabeçada pelo Poder Legislativo, após os índices alarmantes de violência contra mulher. Dados repassados pela Polícia Civil de Xaxim dão conta que somente no ano de 2018 foram registrados 172 requerimentos de medidas protetivas para mulheres. O Conselho dos Direitos das Mulheres também se uniu em prol dessa causa.

Canil da Polícia Civil

Aproveitando o encontro, Bressan apresentou aos vereadores o projeto para implantação do Canil da Polícia Civil. Segundo ele, já tem um policial sendo treinado para esta finalidade e o diretor da Polícia Civil confirmou a vinda de um cão para auxiliar os policiais civis, porém existe a necessidade da construção do Canil. O custo é de em torno de R$ 15 mil, que pode ser realizado pelos municípios através de convênio.

Um próximo encontro será realizado para apresentar o Projeto à comunidade. O presidente do Legislativo, Inácio Luiz Bracht destacou que os vereadores estão empenhados e preocupados com a Segurança Pública, por isso, estão lutando pela implantação de mais este serviço no município e buscando melhorar os que já existem.


Outras Notícias
Brasão

Avenida Plínio Arlindo De Nês, 1105, Sala 202 - Centro
Xaxim - Santa Catarina
CEP: 89825-000
redacao@lenoticias.com.br
(49) 3353-5210
(49) 99997-9025