Close Menu

Busque por Palavra Chave

Professora de Odontologia da Unochapecó cria livro infantil para diminuir o medo para ir ao dentista

Por: LÊ NOTÍCIAS
25/04/2019 09:14 - Atualizado em 25/04/2019 09:24
Unochapecó Projeto iniciou em 2013, pela dentista Bianca Fiorentin Moura Projeto iniciou em 2013, pela dentista Bianca Fiorentin Moura

Que criança nunca ficou com medo de ir ao dentista. No mundo mágico delas, o tratamento, que é essencial para nossa saúde, se torna um grande vilão, temido pelo famoso barulho dos instrumentos odontológicos. Tais condições podem ocasionar nelas a ansiedade ao ir consultar. Diversos estudos científicos avaliam que a fase mais crítica da ansiedade é a idade pré-escolar, entre três a seis anos. E nos consultórios, ela pode ser amplificada. Uma forma de fazer os pequenos aceitarem melhor o tratamento foi desenvolvida pela professora do curso de Odontologia da Unochapecó, Bianca Fiorentin Moura, que criou o audiolivro 'A viagem ao consultório do dentista'. A obra é voltada para crianças de quatro a seis anos e aborda de forma lúdica os desencadeadores de medo e ansiedade na consulta odontológica, que já foram apontados em artigos científicos.

A publicação conta a história de dois irmãos, Bibi e Dudu, que, durante um sonho, são levados por uma fada ao consultório de um dentista. A fada apresenta às crianças todos os instrumentos que são usados pelo profissional e o passo a passo do atendimento. O material é interativo, com abas que instigam a curiosidade, além de espaços para a criança desenhar e pintar. “O audiolivro permite que as crianças recebam, por meio da história, sensações auditivas que geram medo e ansiedade, como o barulho da cadeira odontológica, da seringa tríplice, do sugador e das canetas de alta e baixa rotação”, explica a professora.

Uma contadora de histórias foi contratada para gravar o CD que acompanha o livro impresso. A padronização da leitura é uma tentativa de evitar que os pais, mesmo sem querer, repassem para os filhos seus temores com relação às idas ao dentista, na hora de narrar a história. No final do livro, há uma lista de recomendações para os pais e responsáveis, para que a experiência da criança no dentista seja bem-sucedida.

“Com a confecção do audiolivro, quero que a criança se readapte e vivencie sua consulta no dentista de maneira agradável e lúdica, interagindo com o ambiente por meio da fantasia, criando uma estrutura psicológica adequada para isso”, avalia a autora.

PESQUISA

Para verificar a eficácia do seu audiolivro, a professora Bianca fez um estudo, com 20 crianças de quatro a seis anos, atendidas na Clínica Integrada da Unochapecó. Junto com a criação do audiolivro, essa pesquisa fez parte do seu mestrado em Odontopediatria na Faculdade São Leopoldo Mandic, em Campinas, com a orientação do professor José Carlos Pettorossi Imparato.

As crianças que participaram da pesquisa poderiam ter ou não experiência odontológica anterior. Elas foram avaliadas antes e depois de entrarem em contato com o audiolivro, por meio de um teste chamado Facial Image Scale – desenhos que representam emoções. O estudo concluiu que houve redução significativa na ansiedade infantil após a aplicação do livro audiovisual.

NA PRÁTICA

'A viagem ao consultório do dentista' teve a sua primeira edição em 2013. Foram 350 exemplares que se esgotaram rapidamente e se espalharam por consultórios e escolas da cidade. A cirurgiã-dentista Verônica Gusatti, egressa do curso de Odontologia da Unochapecó, empresta o audiolivro para as mães mostrarem aos seus filhos antes da consulta. “Eles chegam muito mais familiarizados, tranquilos e curiosos com o atendimento. As crianças querem experimentar tudo no consultório e serem atendidas da forma que viram no livro”, conta Verônica.

Alguns exemplares do audiolivro também foram adquiridos pela Prefeitura de Chapecó, e usados nas visitas preventivas feitas em escolas por dentistas contratados pelo Programa Saúde da Família. A dentista Jaqueline Diehl Franco Moschetta é uma das profissionais da rede pública que levou o livro para as escolas da cidade. “Na infância, as crianças precisam de recursos diferentes para aprender de forma lúdica”, comenta.

As mães das crianças também tiveram boas experiências com o audiolivro. É o caso de Rosicarla dos Santos Nonnenmacher, mãe da Isadora, de sete anos. Ela lê o livro junto com a filha, antes e após os atendimentos. “Ela perdeu o medo do consultório, porque o livro mostra como vai ser o procedimento. Isso a deixou mais segura e hoje ela adora ir ao dentista”, avalia Rosicarla.

Para que o audiolivro volte a ser editado, e possa se espalhar pelo Brasil, ajudando mais crianças, pais, mães e dentistas, Bianca precisa do apoio de uma nova editora. “Desejo que os ensinamentos que repasso para os responsáveis e as crianças durante as consultas transcendam o ambiente do consultório, permitindo que a família receba uma correta orientação em casa antes mesmo de chegar ao dentista”, conclui a autora.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro