Close Menu

Busque por Palavra Chave

Vereadores xaxinenses esclarecem dúvidas sobre a Saúde em reunião da Câmara

Por: LÊ NOTÍCIAS
09/05/2019 08:54
Sandra Angonese/Legislativo Xaxinense Reunião aconteceu na última terça-feira (07), na Câmara de Vereadores de Xaxim Reunião aconteceu na última terça-feira (07), na Câmara de Vereadores de Xaxim

A convite dos vereadores xaxinenses usaram o espaço da tribuna do Poder Legislativo, na reunião da última terça-feira (07), o secretário de Saúde, Davi Provenzi Machado e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Elizete de Souza, foram questionados pelos vereadores sobre diversas situações na Saúde.

Os vereadores indagaram sobre as filas que acontecem de madrugada nos postos de saúde. Segundo eles, isso não deveria acontecer, uma vez que as consultas deveriam ser agendadas previamente, sendo que os pacientes não precisam ir pela madrugada buscar consultas de livre demanda, e caso seja urgente, devem procurar o pronto atendimento do Hospital Frei Bruno.

Contudo, ele alertou e orientou a população pedindo maior participação nas reuniões dos Conselhos Locais de Saúde, que é onde são tomadas as decisões importantes para o funcionamento das unidades de saúde. Além disso, informou que infelizmente, ainda há um grande número de pessoas que agendam consultas, entre outros procedimentos nas unidades de saúde, e não comparecem.

A respeito das cirurgias, o secretário citou que parte delas são pagas pelo Estado e parte pelo município, sendo o maior valor arcado pelo município.

Sobre os médicos não liberarem receitas sem consulta, o secretário diz que os profissionais não podem simplesmente receitar sem conhecer o histórico do paciente. Com relação à Farmácia Municipal, Davi diz estar completa. Questionado sobre os pacientes que consultam particular e não poderem usar a van do município para realizar os exames em outro município. Davi informou que caso haja lugar, pode, só não pode tirar o lugar de pacientes do SUS.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Elizete de Souza, também respondeu questionamentos sobre a dengue em Xaxim. Segundo ela, são poucas as agentes em campo por diversos motivos, mas os trabalhos de prevenção e fiscalização está sendo feito, porém muitas pessoas não recebem muito bem as agentes, e convidou os vereadores para irem junto verificar in loco. Elizete comunicou que já são dois os casos de dengue em Xaxim, contraídos fora do município. O fumacê está sendo feito para que se evite a proliferação dos mosquitos.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro