Close Menu

Busque por Palavra Chave

Recolhimento de animais mortos está suspenso em Xaxim

Sandra Angonese/Legislativo Xaxinense Pauta foi discutida na reunião da última quinta-feira (09) Pauta foi discutida na reunião da última quinta-feira (09)

O vereador do MDB, Ledinho Curtarelli apresentou na reunião de quinta-feira (09), o pedido para que seja encaminhado expediente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), à ministra Tereza Cristina para que seja realizada a assinatura da instrução normativa que estabelece regras sobre a comercialização de farinha de carnes fabricadas a partir do processamento dos animais que morrem nas propriedades rurais.

Há cerca de dois anos e meio, a empresa CBRASA, de Seara realiza o recolhimento de animais mortos em 75 municípios do Oeste catarinense, porém em virtude do alto custo do serviço, a empresa paralisou as atividades por 30 dias. Segundo o vereador Ledinho, existe a necessidade e urgência por parte da empresa da assinatura desta IN, pois assim, ela fica autoriza a comercializar a farinha de carnes em outros países. A empresa faz parte de um projeto piloto em Santa Catarina e no Brasil.

Curtarelli acrescenta que este serviço é de suma importância aos municípios, haja vista que não é permitido enterrar ou incinerar os animais mortos. Já o vereador Volnei Dervanoski, salientou que Xaxim tem 10 mil matrizes leiteiras e 27 mil bovinos, com uma média de mortalidade de 2% a 3%, sendo que uma boa parte desses animais eram recolhidos pela empresa. Ele alertou que se as carcaças não tiverem uma destinação correta, podem ocorrer sérios problemas ambientais, inclusive contaminação da água.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro