Mais um grupo de produtores rurais de Marema foi capacitado para a inseminação artificial bovina. A capacitação gratuita foi promovida pela Prefeitura de Marema, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e em parceria com a Epagri e CRV Lagoa. O objetivo foi qualificar os participantes para contribuir com a melhoria da genética do rebanho e o aumento da produtividade.
O secretário da Agricultura de Marema, Cristiano Ceratto, explica que foram dos dias de capacitação, com o instrutor Darlan Carletti. Além dos produtores, participaram duas estudantes da Casa Familiar Rural e uma estudante de Zootecnia. Na segunda-feira (29), ocorreram instruções teóricas e na terça-feira (30), aulas práticas nas propriedades dos produtores Celésio Moro, Claudemar Bison, Rogério Bison, Osmar Pagliari e Renato Freski.
Cristiano explica que “o foco foi capacitar produtores para inseminar o próprio rebanho, contribuindo com a lucratividade da pecuária de leite e de corte. Durante os dois dias, os participantes foram instruídos sobre a manipulação de botijões de sêmen, a técnica da inseminação artificial, além de noções de melhoramento genético, raças e linhagens e sanidade animal”, esclarece.
A realização do curso de inseminação artificial bovina faz parte de um cronograma de ações realizadas pelo Governo Municipal. Dentre as iniciativas de apoio aos bovinocultores de Marema, está a doação de sêmen de alto padrão genético.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro