Close Menu

Busque por Palavra Chave

Empresário de Xaxim conquista registro para fabricar dispositivo inteligente de boca de lobo

Dispositivo para boca de lobo garante evitar odor e proliferação de animais peçonhentos
Por: LÊ NOTÍCIAS
21/08/2019 17:13 - Atualizado em 21/08/2019 17:13
Câmara de Vereadores de Xaxim Empresário Nelson Stieven, ao lado da família, esteve na Câmara de Vereadores de Xaxim Empresário Nelson Stieven, ao lado da família, esteve na Câmara de Vereadores de Xaxim

O dispositivo para boca de lobo criado pelo empreendedor Nelson Stieven, proprietário da empresa Metal Xaxim Metalúrgica, está conquistando cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Recentemente, a inovação recebeu o registro de patente de modelo de utilidade do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Em reconhecimento a essa conquista o empresário participou, na última terça-feira (20), de sessão da Câmara de Vereadores de Xaxim.

Segundo o empreendedor, a ideia surgiu quando uma cliente solicitou uma chapa de ferro para fechar uma boca de lobo. Durante a confecção foi aperfeiçoando a ideia e surgiu o dispositivo, que consiste em um “tampão” de ferro com um sistema de “balança” que abre com a força da chuva.

“Foram anos de pesquisa e muito trabalho duro, várias tentativas e muitos erros, até obtermos a qualidade almejada no produto. Não foi nada fácil e ainda tinha a incerteza se o projeto realmente daria resultado ou se seria tudo em vão. Contudo, essas dúvidas não desmotivaram Stieven que desenvolveu o produto, obteve resultados positivos nas primeiras unidades comercializadas e aos poucos foi evoluindo a proposta”, ressalta a secretária na empresa Metal Xaxim Metalúrgica, Sabrina Luza.

Para o prefeito de Vargeão, Volmir Felipe (PSD), o produto atende as necessidades de preservação do meio ambiente, de saúde pública e evita o constrangimento causado pelo mau cheiro. “Estamos satisfeitos com esse dispositivo, que também foi aprovado pela população. Nossa intenção é adquirir e instalar mais unidades no município”, antecipa.

O gerente regional Oeste do Sebrae/SC, Enio Parmeggiani, enaltece que a visão empreendedora de Stieven tem consolidado seu negócio e viabilizado a expansão na comercialização do produto. “Municípios aprovaram o dispositivo como utilidade pública e por isso há mais de 1.000 unidades encomendadas para atender a demanda da região”, comenta.

A dedicação e a persistência resultaram na visibilidade desta inovação que já foi comercializada em vários Estados brasileiros, a exemplo de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Amapá e Rondônia, com tendência de crescimento a partir da carta definitiva de patenteamento do dispositivo. Entre os municípios catarinenses que aderiram a proposta estão: Blumenau, Chapecó, Florianópolis, Fraiburgo, Coronel Martins, Gaspar, Pinhalzinho, Penha, Pomerode, Xaxim e Xanxerê.

“A perseverança de Stieven foi permanente, pois seu lema é que a pior derrota é desistir dos objetivos. Sabemos que o sucesso está atrás do obstáculo e para mostrar que não desistiria, produziu um dispositivo de grande utilidade para o bem-estar de todos”, comenta Sabrina.


Dispositivos construídos e criados pela empresa xaxinense


CAPACITAÇÃO

Stieven assinala a importância de investir em capacitação para implementar inovações no negócio. Entre os cursos promovidos pelo Sebrae/SC o empreendedor participou do “Inovar para competir” e “Sei vender”.

“Sempre contei com o apoio do Sebrae/SC, principalmente, na busca do conhecimento. Os treinamentos auxiliaram para o aperfeiçoamento do produto e também para a compreensão do processo licitatório. Muitos empresários participam de licitações por emoção e depois se deparam com os desafios, pois não calcularam os custos e o lucro. Decisões equivocadas podem destruir uma empresa”, explica o empreendedor.

TRAJETÓRIA

Há mais de 14 anos, Stieven atuava na agricultura na linha Santa Lucia (interior de Xaxim), porém os resultados não estavam positivos. “Com isso, precisava tomar uma atitude”, destaca o empreendedor, que iniciou uma nova atividade ao criar uma pequena borracharia no porão de casa.

Alguns anos depois, resolveu morar na cidade, em Xaxim, e mudou o foco de sua atuação para produção de motores eletrônicos para portões e grades em uma pequena empresa denominada Ferraria Stieven.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro