O dispositivo para boca de lobo criado pelo empreendedor Nelson Stieven, proprietário da empresa Metal Xaxim Metalúrgica, está conquistando cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Recentemente, a inovação recebeu o registro de patente de modelo de utilidade do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Em reconhecimento a essa conquista o empresário participou, na última terça-feira (20), de sessão da Câmara de Vereadores de Xaxim.
Segundo o empreendedor, a ideia surgiu quando uma cliente solicitou uma chapa de ferro para fechar uma boca de lobo. Durante a confecção foi aperfeiçoando a ideia e surgiu o dispositivo, que consiste em um “tampão” de ferro com um sistema de “balança” que abre com a força da chuva.
“Foram anos de pesquisa e muito trabalho duro, várias tentativas e muitos erros, até obtermos a qualidade almejada no produto. Não foi nada fácil e ainda tinha a incerteza se o projeto realmente daria resultado ou se seria tudo em vão. Contudo, essas dúvidas não desmotivaram Stieven que desenvolveu o produto, obteve resultados positivos nas primeiras unidades comercializadas e aos poucos foi evoluindo a proposta”, ressalta a secretária na empresa Metal Xaxim Metalúrgica, Sabrina Luza.
Para o prefeito de Vargeão, Volmir Felipe (PSD), o produto atende as necessidades de preservação do meio ambiente, de saúde pública e evita o constrangimento causado pelo mau cheiro. “Estamos satisfeitos com esse dispositivo, que também foi aprovado pela população. Nossa intenção é adquirir e instalar mais unidades no município”, antecipa.
O gerente regional Oeste do Sebrae/SC, Enio Parmeggiani, enaltece que a visão empreendedora de Stieven tem consolidado seu negócio e viabilizado a expansão na comercialização do produto. “Municípios aprovaram o dispositivo como utilidade pública e por isso há mais de 1.000 unidades encomendadas para atender a demanda da região”, comenta.
A dedicação e a persistência resultaram na visibilidade desta inovação que já foi comercializada em vários Estados brasileiros, a exemplo de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Amapá e Rondônia, com tendência de crescimento a partir da carta definitiva de patenteamento do dispositivo. Entre os municípios catarinenses que aderiram a proposta estão: Blumenau, Chapecó, Florianópolis, Fraiburgo, Coronel Martins, Gaspar, Pinhalzinho, Penha, Pomerode, Xaxim e Xanxerê.
“A perseverança de Stieven foi permanente, pois seu lema é que a pior derrota é desistir dos objetivos. Sabemos que o sucesso está atrás do obstáculo e para mostrar que não desistiria, produziu um dispositivo de grande utilidade para o bem-estar de todos”, comenta Sabrina.
Dispositivos construídos e criados pela empresa xaxinense
CAPACITAÇÃO
Stieven assinala a importância de investir em capacitação para implementar inovações no negócio. Entre os cursos promovidos pelo Sebrae/SC o empreendedor participou do “Inovar para competir” e “Sei vender”.
“Sempre contei com o apoio do Sebrae/SC, principalmente, na busca do conhecimento. Os treinamentos auxiliaram para o aperfeiçoamento do produto e também para a compreensão do processo licitatório. Muitos empresários participam de licitações por emoção e depois se deparam com os desafios, pois não calcularam os custos e o lucro. Decisões equivocadas podem destruir uma empresa”, explica o empreendedor.
TRAJETÓRIA
Há mais de 14 anos, Stieven atuava na agricultura na linha Santa Lucia (interior de Xaxim), porém os resultados não estavam positivos. “Com isso, precisava tomar uma atitude”, destaca o empreendedor, que iniciou uma nova atividade ao criar uma pequena borracharia no porão de casa.
Alguns anos depois, resolveu morar na cidade, em Xaxim, e mudou o foco de sua atuação para produção de motores eletrônicos para portões e grades em uma pequena empresa denominada Ferraria Stieven.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro