Close Menu

Busque por Palavra Chave

Após dois anos e meio, João Maria Roque deixa Coordenação Regional Interior Sul da Funai

Por: LÊ NOTÍCIAS
25/08/2019 20:57
Divulgação/LÊ João Maria Roque ficou dois anos e meio na Coordenação Regional Interior Sul da Funai João Maria Roque ficou dois anos e meio na Coordenação Regional Interior Sul da Funai

Depois de dois anos e meio atuando como coordenador Regional Interior Sul, João Maria Roque, deixa a Funai (Fundação Nacional do Índio), em busca de novos desafios. Defensor de uma abordagem centrada nas pessoas para questões de saúde, educação e desenvolvimento, João Roque deixa uma contribuição notável, honesta e eficiente, para a população indígena na região.

No período a frente da Funai Interior Sul, João Roque implantou várias realizações, dentre elas, destaque para a entrega de inúmeros equipamentos, tratores e implementos agrícolas, além de um trabalho efetivo com a entrega de kits habitacionais, beneficiando 200 famílias indígenas a um custo de R$ 1.270.000,00, além dos Projetos Habitacionais, como é o exemplo da TI Xapecó em Entre Rios (SC), referência em moradias em alvenaria para indígenas com um total de 164 casas já construídas, atendendo através do trabalho de João Roque a demanda do déficit habitacional.

O trânsito livre e sua força política em Brasília e Florianópolis, também são marcas do compromisso que João Roque tem para com a sua população. “Gostaria de agradecer a todos os parceiros e servidores da Funai, Caciques e especialmente aos membros das áreas e comunidades indígenas, que tornaram possíveis nossos sucessos. Também gostaria de destacar um reconhecimento extraordinário ao MPF (Ministério Público Federal), de Chapecó, que sempre nos ajudou em um dos pilares primordiais da minha gestão que é o Direito Indígena. Com o firme compromisso e determinação da população indígena, a quem sempre muito me dediquei, conseguimos oferecer muitas conquistas e realizações. Se a Funai continuar no curso e fizer o que é certo, assim como nós fizemos, sempre colocando as pessoas em primeiro lugar e entregando resultados, teremos um futuro cada vez melhor para os nossos irmãos indígenas”, destacou João Maria Roque.

No período que que assumiu a gestão da Coordenadoria Regional, João Roque conseguiu montar uma equipe unida e comprometida, combatendo as críticas com muito trabalho. “Estou vislumbrando novos desafios e, como sempre disse, não fujo de desafios. Sigo dedicado para uma nova missão e com o coração tranquilo porque continuo forte e preparado”, pontuou João Roque.

Com trajetória marcada por atividades importantes, por onde passa, João Roque deixa a sua marca de sucesso, foi assim como prefeito de Entre Rios, quando, reconhecidamente, levou aos munícipes obras, conquistas e realizações.

Na Funai não foi diferente, além de grandes ações entregues e desempenhadas, antes de sair, Roque aprovou mais inúmeros projetos que, em breve, beneficiarão as comunidades indígenas. “Não consigo entender que alguns gestores não trazem nada de benefícios, obras e realizações para a população. Por onde passei, sempre trouxe muita coisa para o povo e é bem simples, basta ser honesto, ter garra e dedicação, que você muda o que está aí. É muita inércia, muita incompetência, irresponsabilidade e atos suspeitos, e isto nada beneficia uma comunidade. Tem que ter amor pelo próximo e querer fazer. Já o motivo desta minha saída da Funai deve-se estritamente a motivos de caráter pessoal. Agradeço a oportunidade, a confiança e o apoio recebido durante minha permanência no cargo, mas agora irei me dedicar a novos desafios para continuar muito trabalho e conquistas em benefício desta população”, concluiu João Maria Roque.

COORDENAÇÃO REGIONAL INTERIOR SUL

A Coordenação Regional Interior Sul, com sede na cidade de Chapecó, funciona em sede própria e atua nos Estados de Santa Catarina e Paraná. A primeira unidade regional da Funai em Chapecó foi criada em 1985 com a denominação de Delegacia Regional de Chapecó.

Em 2009 com a edição do Decreto 7.056, que reestruturou a Funai, foram extintas as Administrações Executivas Regionais de Chapecó, Curitiba, Londrina/PR e Guarapuava/PR, e foi criada a Coordenação Regional de Chapecó. Com a edição do Decreto 7.778/2012, passou a denominar-se Coordenação Regional Interior Sul.

Atualmente atende a uma população de aproximadamente 21.500 indígenas das etnias Kaingang, Guarani, Xetá e Xokleng. A área das Terras Indígenas jurisdicionadas totalizam 123.460,97 hectares.

A Equipe de Trabalho da sede da Coordenação Regional e das Coordenações Técnicas Locais totaliza 91 servidores. Possui oito Coordenações Técnicas Locais jurisdicionadas, sendo: CTL Chapecó, CTL Abelardo Luz, CTL Nova Laranjeiras/PR, CTL Guarapuava/PR, CTL Curitiba/PR, CTL Londrina/PR, CTL São Jerônimo da Serra/PR e CTL Guaíra/PR.

Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro