Close Menu

Busque por Palavra Chave

Alesc - Sua Causa 2

Prefeitura de Xaxim lança oficialmente o Setembro Amarelo

Por: LÊ NOTÍCIAS
11/09/2019 14:11 - Atualizado em 11/09/2019 14:12
Prefeitura de Xaxim Abertura oficial do Setembro Amarelo ocorreu nesta terça-feira (10), na Praça Frei Bruno Abertura oficial do Setembro Amarelo ocorreu nesta terça-feira (10), na Praça Frei Bruno

A Prefeitura de Xaxim, através da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira (10), data oficial de prevenção ao suicídio, a abertura oficial do Setembro Amarelo, que é o mês de prevenção ao suicídio. O movimento “Setembro Amarelo” será reforçado pelo Centro de Atenção Psicossocial de Xaxim (Caps), que atende pacientes em situação de vulnerabilidade emocional e os estimula a ter entusiasmo e força de vontade para superar os problemas.

O suicídio é a terceira maior causa de morte a nível mundial, aproximadamente uma morte a cada 40 segundos, totalizando aproximadamente 26 mortes por dia. Conforme a coordenadora e assistente social do Caps, Cleri Sotilli, diante dessa realidade são necessárias ações de comunicação e de sensibilização da sociedade a fim de que o suicídio possa ser prevenido.

Segundo a psicóloga do Caps, Grazieli Farina, "o trabalho realizado no Caps consiste em identificar as pessoas de maior risco e conduzi-las ao tratamento adequado. O papel da prevenção é extremamente importante para evitar a ação", enfatiza.

O secretário de Saúde de Xaxim, Davi Provenzi Machado, destacou a importância da família em auxiliar no tratamento, bem como na identificação do paciente que enfrenta o problema. Davi também salientou que a Secretaria, através das suas pastas, oferece todo suporte necessário aos cidadãos.

SETEMBRO AMARELO

O mês de combate ao suicídio é estimulado mundialmente pela Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio (IASP) e tem como objetivo sinalizar locais públicos com faixas ou símbolos amarelos. No Brasil, já se tornou um problema de saúde pública com o registro de aproximadamente nove mil suicídios por ano.


Outras Notícias
Brasão

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plíno Arlindo Nês, 1105, Sala, 202, Centro