Close Menu

Busque por Palavra Chave

Proposta de financiamento de R$ 33 milhões é apresentada aos vereadores de Xaxim

Por: LÊ NOTÍCIAS
11/09/2019 15:04 - Atualizado em 11/09/2019 15:06
Câmara de Vereadores de Xaxim Reunião entre representantes dos Poderes Executivo e Legislativo Xaxinenses aconteceu na semana passada Reunião entre representantes dos Poderes Executivo e Legislativo Xaxinenses aconteceu na semana passada

Na tarde da última quinta-feira (05), os vereadores xaxinenses receberam, na Sala de Comissões, o prefeito Lirio Dagort, acompanhado dos secretários de Educação, Rubens Marafon, de Assistência Social, Juliano do Prado de Lima e de Esportes, Chico Viecelli.

O objetivo da reunião foi apresentar a proposta de financiamento, a longo prazo, para o município, de mais de R$ 33 milhões. Segundo o prefeito, com esse valor a intenção é realizar as seguintes obras e adquirir os seguintes equipamentos e maquinários:

- construção de seis novas salas e Teatro para 180 pessoas para a Casa da Cultura;

- construção de Centro de Convivência do Idoso com piscina térmica;

- construção de Complexo Esportivo;

- construção de novo ginásio no bairro Chagas;

- construção do Terminal Rodoviário;

- construção de nova creche com 300 vagas;

- iluminação pública de LED;

- aquisição de nova área industrial na Vila Diadema;

- pavimentação asfáltica na Vila Diadema (Vila São Jorge);

- pavimentação asfáltica no Distrito Industrial Sérgio Davi;

- compra de área de terra;

- pavimentação asfáltica de parte da avenida Giácomo Lunardi;

- perfilagem no centro da cidade;

- investimento no Parque de máquinas com aquisição de: quatro caminhões truck caçamba; um caminhão tanque pequeno; uma motoniveladora (patrola); uma escavadeira hidráulica; um rolo compacto; um trator de esteira e um caminhão basculante;

- investimento na patrulha agrícola com aquisição de dois tratores agrícolas; uma semeadora de grãos finos; um distribuidor de adubo seco; um distribuidor de adubo liquido; uma ensiladeira e dois carretões de 8 toneladas.

FINANCIAMENTO

De acordo com o prefeito, os financiamentos estão sendo buscados junto à Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Badesc. Ainda, segundo ele, os itens estão abertos para discussão dos vereadores.

O presidente do Poder Legislativo, Inácio Bratch, pontuou que quando o projeto chegar até os vereadores, os itens serão estudados caso a caso. "Primeiramente, nós queremos verificar o que não compromete o orçamento da Prefeitura. Segundo, saber a real dívida da Poder Executivo e terceiro, saber quanto o município deve ao funcionalismo público, de leis e progressões que estão em atrasos entre outras situações", enfatizou em reunião.

Bracht alertou que, embora todas essas obras sejam executadas, o município já enfrenta dificuldades com o alto índice da folha de pagamento, e além de contratar mais funcionários, o município ainda terá o gasto para manutenção desses espaços, a exemplo do Centro de Convivência do Idoso. “Nós vamos estudar detalhadamente essas situações para sabermos quais são os juros e taxas que o município terá que pagar, pois a curto, médio e longo prazo, não queremos que o município de Xaxim fique ingovernável”, finalizou o presidente.

O projeto ainda não foi encaminhado ao Legislativo.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro