Close Menu

Busque por Palavra Chave

Projeto piloto de língua italiana tem início no Instituto Estadual de Educação

Por: LÊ NOTÍCIAS
12/09/2019 09:51
Ascom Objetivo da iniciativa é difundir o idioma aos alunos da rede pública de ensino do Estado Objetivo da iniciativa é difundir o idioma aos alunos da rede pública de ensino do Estado

Na última terça-feira (10), teve início o projeto piloto da disciplina de língua italiana no Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis. O evento contou com a presença da vice-governadora, Daniela Reinher, do secretário de Estado da Educação Natalino Uggioni e o cônsul honorário da Itália, Attilio Colitti.

A Secretaria de Estado da Educação (SED) deu início, neste ano de 2019, à disciplina de língua rtaliana aos alunos da rede pública. A princípio seis escolas serão contempladas, totalizando cerca de 1.300 alunos beneficiados. Esta inovação possibilitará um crescimento cultural, agregando não somente valores educacionais e étnicos, mas conhecimento capaz de levar os alunos a novos desafios.

“A cultura italiana faz parte de nossa história, da formação de nosso Estado, representa muito de nossa força de trabalho. A implantação deste curso tem a ver com o resgate de todo esse legado”, destacou a vice-governadora, Daniela Reinher.

“O que nós pretendemos com esta iniciativa é oportunizar o aprendizado dos alunos da rede pública, ofertando possibilidades de crescimento educacional e até de intercâmbios para um futuro próximo. Temos muito orgulho em dizer que temos um curso de Italiano ofertado por escolas públicas de Santa Catarina”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni.

Durante a solenidade a SED assinou um termo de cooperação técnica com o Centro de Cultura Italiano Paraná/Santa Catarina, que irá garantir a realização do curso de italiano com o fornecimento de todo material didático necessário para as aulas, bem como, a formação continuada de professores e a promoção de intercâmbios entre os dois países.

“Ficamos muito felizes em ver a rapidez com que nossa parceria foi firmada. Precisamos incentivar os intercâmbios culturais e difundir cada vez mais a cultura italiana, principalmente nos estados onde temos tantos imigrantes Italianos como Santa Catarina”, disse o cônsul.

O evento foi organizado pelo IEE, sob a orientação do coordenador Vendelin Santo Borguezon, e teve a participação do diretor de Ensino, Alcinei da Costa Cabral e do presidente em exercício do Centro de Cultura Italiana do Paraná, Domingos Budel, além de contar com a parceria e apoio do Circulo Ítalo Brasileiro de SC, representado pela Vice Presidente Sra. Alessandra H. Carioni Evangelista.

A aula inaugural do projeto na região de Tubarão aconteceu no início de setembro com a participação de cinco escolas. As aulas contemplarão alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro