Close Menu

Busque por Palavra Chave

Prefeitura de São Lourenço do Oeste decreta situação de emergência devido à estiagem

Por: LÊ NOTÍCIAS
19/09/2019 09:20
Prefeitura de São Lourenço do Oeste  O decreto de situação de emergência tem caráter preventivo, ou seja, para que não haja prejuízos maiores à população e ao município O decreto de situação de emergência tem caráter preventivo, ou seja, para que não haja prejuízos maiores à população e ao município

O prefeito de São Lourenço do Oeste, Rafael Caleffi, decretou situação de emergência em razão da estiagem ocorrida no município. A decisão se deu após uma reunião na manhã desta terça-feira (17) com representantes da sociedade civil organizada, no gabinete da prefeitura. O decreto de situação de emergência tem caráter preventivo, ou seja, para que não haja prejuízos maiores à população e ao município.

A mensagem do decreto ressalta que a estiagem prolongada, provocada pela redução das precipitações pluviométricas, atinge o município desde o fim do mês de maio de 2019. Ainda, que concorrem como critérios agravantes da situação de anormalidade, o grau de vulnerabilidade do cenário e da população afetada, os diversos danos correlatos nas áreas urbana e rural do município, agravado pelo grau de vulnerabilidade socioeconômico do município e pelo despreparo da Defesa Civil local frente ao desastre, aliado aos prejuízos nos serviços de abastecimento de água, comprometendo as reservas hidrológicas, e a capacidade de captação e distribuição do sistema de abastecimento de água.

Segundo informações da Casan, o nível do rio Macaco, que abastece a cidade, estava 32 centímetros abaixo da barragem na manhã desta terça-feira. Ainda, o poço profundo está trabalhando 16 horas diárias, sendo este seu limite.

Na última semana, a Secretaria de Agricultura anunciou algumas medidas pontuais a fim de amenizar os prejuízos, mas sem afetar o atendimento. Desde então, foram colocados à disposição dos agricultores três distribuidores de esterco para a captação de água distribuída aos animais.

Os equipamentos podem ser solicitados através das Gerências de Máquinas dos distritos – Frederico Wastner, Presidente Juscelino e São Roque. Além disso, o caminhão pipa da prefeitura continua fazendo o abastecimento de água, porém apenas para consumo humano. Os interessados devem procurar a Casan para o pagamento da guia e, depois, a Prefeitura faz a distribuição gratuitamente. Mais informações pelo telefone (49) 3344-8541.


Durante período de estiagem

- Não lave carros;

- Não lave calçadas;

- Não regue plantas ou grama;

- Não armazene água em baldes, bacias ou outros recipientes a fim de garantir abastecimento;

- Deixe a torneira fechada ao lavar louça ou escovar os dentes;

- Reduza o tempo de banho.




Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro