Close Menu

Busque por Palavra Chave

Projeto Agente de Trânsito Mirim é iniciado em Chapecó

Prefeitura de Chapecó Cerca de 30 alunos foram capacitados sobre regras e cuidados no trânsito Cerca de 30 alunos foram capacitados sobre regras e cuidados no trânsito

A Administração Municipal de Chapecó, por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão e Mobilidade, deu início hoje ao Projeto Agente de Trânsito Mirim. A iniciativa piloto acontece em parceria com o Colégio Marista São Francisco, justamente pelo grande fluxo de veículos registrado nos horários de entrada e saída de alunos no entorno da escola. Com o apoio dos agentes de trânsito, cerca de 30 alunos foram capacitados sobre regras e cuidados no uso das faixas de pedestres, vagas de estacionamento e outras condutas que devem ser seguidas no trânsito. “Nós queremos a partir deste Projeto gerar responsabilidade social. A ideia é chamar a atenção dos pais para esta responsabilidade, pois no momento em que eu tenho meu filho fazendo a orientação de trânsito, cria também esse efeito psicológico da noção de que eu replico pelo exemplo. A ação auxilia na criação de uma consciência coletiva sobre a construção conjunta de uma cidade mais segura e responsável no trânsito”, explica a secretária de Defesa do Cidadão e Mobilidade, Luciane Stobe.

A ação desenvolvida em sala de aula com os alunos da 4ª série faz parte das atividades do Projeto de Intervenção Social (PIS) do Colégio que busca viabilizar soluções e iniciativas voltadas à orientação e conscientização sobre a segurança e respeito às regras de trânsito. “As questões de mobilidade urbana são pauta dos nossos debates há um bom tempo e a gente observa junto aos pais estes problemas de fluidez e intolerância no trânsito nestes horários de entrada e saída de alunos. Por isso, o Projeto nasce deste nosso debate e também da importância da união da escola com sua função social e educativa de formação e orientação, junto ao Poder público, para que pudéssemos realizar ações de mudança no comportamento e trazer transformações no nosso trânsito”, reforça Marcia Maria Rosa, diretora do Colégio Marista São Francisco.

Com o auxílio do Colégio, os alunos receberam as fardas, apitos e placas indicativas que vão auxiliar no controle do trânsito. As ações serão realizadas sempre com o acompanhamento dos Agentes de Trânsito, nas Ruas Floriano Peixoto e Condá, nos turnos da manhã e tarde, de forma esporádica para simular uma fiscalização de rotina. O objetivo é que no futuro outras escolas possam aderir ao Projeto e assim criar uma grande rede de multiplicadores de boas atitudes para um trânsito mais humano e seguro em Chapecó. “Todas as escolas que tiverem interesse podem procurar a Secretaria de Defesa do Cidadão e Mobilidade para que juntos possamos desenvolver o Projeto e assim replicar essas ações na nossa cidade”, ressalta Stobe.

A ação encerra a Semana Nacional do Trânsito de Chapecó que começou no dia 18 de setembro, quando diversas atividades educativas foram realizadas para alertar sobre o trânsito no município.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro