Close Menu

Busque por Palavra Chave

ENTRE OS SETE EM SC

Aluna da Escola Gomes Carneiro de Xaxim avança no Programa Jovens Embaixadores

Por: LÊ NOTÍCIAS
27/09/2019 15:57 - Atualizado em 27/09/2019 16:07
Divulgação/LÊ Deborah Silva, de 16 anos, está entre os sete finalistas de Santa Catarina no Programa Jovens Embaixadores Deborah Silva, de 16 anos, está entre os sete finalistas de Santa Catarina no Programa Jovens Embaixadores

Por Vitória Schettini

Em um mundo globalizado, sobretudo nas últimas décadas, o inglês tem se tornado a língua mundial, seja em relações comerciais, em viagens e no meio acadêmico. Cada vez mais requisitado no mercado de trabalho, o idioma abre portas e traz oportunidades aos falantes da língua. Para a xaxinense Deborah Pires da Silva, não foi diferente. A estudante de 16 anos, que representa a EEB Gomes Carneiro, de Xaxim, foi selecionada entre dezenas de candidatos em Santa Catarina para a próxima etapa do Programa Jovens Embaixadores.

Agora, na quinta fase do processo, que ocorre até 04 de outubro, Deborah passará por um novo teste, quando instituições parceiras do programa aplicam o exame oral, visitam a casa dos candidatos e selecionam aqueles que passarão pela avaliação nacional, entre os dias 24 e 25 de outubro, quando irão selecionar os novos jovens embaixadores, que serão anunciados dia 31 de outubro.

Filha de uma professora e de um pai que não teve oportunidades de concluir os estudos, ela desde muito pequena foi incentivada se dedicar à leitura e ao estudo. “Quando eu tinha seis anos, em 2008, minha mãe me matriculou no curso de inglês. Eu concluí o curso em 2018, mas ainda faço aulas de conversação. No início, por ser muito nova, eu não via motivos para o curso, no entanto, fui crescendo e vi a importância de ser falar inglês. Eu passei a admirar e gostar da cultura inglesa e, atualmente, vejo a diferença de se entender um outro idioma, tanto para o mercado de trabalho, quanto para viajar”, relata ao LÊ NOTÍCIAS.

OPORTUNIDADE

Atualmente no 2º ano do Ensino Médio Integral em Tempo Integral (Emiti), Deborah diz que sempre se sentiu acolhida por todos da escola. “O Emiti é como uma segunda família, onde aprendemos e convivemos todos os dias. É uma preparação para o futuro, com formação humana e para a futura profissão que eu e meus colegas escolheremos”, disse.

Para ela, a possibilidade de participar do Programa Jovens Embaixadores surgiu após pesquisar sobre bolsas de estudo fora do país, para estudantes do ensino médio, quando encontrou o site da Embaixada dos Estados Unidos, que a levou ao Programa. “Eu me interessei e fui passando pelas etapas, até chegar na estadual. Dediquei-me muito para alcançar esse resultado e me sinto muito feliz em poder representar a escola em que sou tão bem acolhida. Também tive apoio dos professores e sou muito grata por isso, especialmente à minha professora de língua portuguesa, Lucelia Nardi, que me ajudou na inscrição; minha coordenadora Ivonete Dalmedico, que me acompanhou a Florianópolis e ao diretor, Moacir Nalin, que deu apoio e me ajudou em parte do processo”, detalha.

Para a coordenadora do Ensino Médio em Tempo Integral (Emiti) da EEB Gomes Carneiro, Ivonete Dalmedico, é muita alegria ter uma aluna do Gomes, também representando Xaxim, no Programa Jovens Embaixadores. “A família Gomes Carneiro está muito feliz e orgulhosa com as conquistas da Deborah, aluna do 2° ano, que agora avança mais uma etapa no Programa Jovens Embaixadores. Eu ressalto que o mérito é da aluna, mas que muito nos honra como profissionais que com ela trabalharam”, finaliza a coordenadora.

Coordenadora do Emiti, professora Ivonete Dalmedico, com a aluna Deborah Silva, de 16 anos, na etapa realizada em Florianópolis


O PROGRAMA

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado dos Estados Unidos e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada dos Estados Unidos da América. Entre os principais parceiros estão o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos (BNCs), além de empresas com a responsabilidade social corporativa. O programa seleciona estudantes de ensino médio da rede pública, que tenham entre 15 e 18 anos, boa fluência oral e escrita em inglês, apresentem excelente desempenho escolar e tenham perfil de liderança e iniciativa, além de outras competências exigidas aos participantes.

Os selecionados viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, conhecem a capital daquele país e seus principais monumentos, participam de reuniões com organizações do setor público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem.

Após a semana em Washington, os participantes são divididos em grupos menores e viajam para diferentes estados nos EUA, onde são recebidos por famílias-anfitriãs, frequentam aulas em escolas locais e interagem com estudantes americanos da mesma idade, participam de atividades de responsabilidade social e cultural nas comunidades e fazem apresentações sobre o Brasil.

A experiência de ser um Jovem Embaixador oferece a esses excepcionais estudantes a oportunidade de expandir os seus horizontes, ao mesmo tempo em que eles nos auxiliam no fortalecimento dos laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.

PLANOS FUTUROS

Em relação à futura carreira profissional, Deborah destaca que já pensa em alguns cursos de graduação e acredita que o inglês a auxiliará nesta caminhada. “Eu tenho alguns cursos em mente, como Direito, Letras e História, mas ainda não tenho certeza de qual seguir. Após me formar no ensino médio, caso ainda não tenha certeza do que cursar, pretendo continuar estudando, fazer alguns cursos técnicos e trabalhar, depois tentar entrar em uma universidade federal”, conta.

Quanto ao idioma, a estudante enfatiza que quem já sabe inglês estará à frente. “Para os jovens que entrarão no mercado trabalho daqui uns anos, a língua inglesa será praticamente obrigatória, uma vez que é utilizada nas relações internacionais, em negócios e em diversas situações. Para viajar também é de grande importância, pois se sabe que o inglês é a língua universal da comunicação”, finaliza.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro