Close Menu

Busque por Palavra Chave

Alesc - Sua Causa 2

Prefeito Lírio e vice Adriano emitem nota sobre anúncio da saída da Aurora em Xaxim

Por: LÊ NOTÍCIAS
01/10/2019 11:30
Arquivo/LÊ Prefeito Lírio e vice Adriano garantiram, em nota, que serão incansáveis em busca de uma solução para Xaxim Prefeito Lírio e vice Adriano garantiram, em nota, que serão incansáveis em busca de uma solução para Xaxim

O prefeito de Xaxim, Lírio Dagort (PSD) e o vice-prefeito Adriano Bortolanza (PSD), se manifestaram oficialmente na manhã desta terça-feira (1°), através da assessoria de imprensa, sobre a saída da Aurora de Xaxim, anunciada no último dia 18 de setembro e programada para 18 de julho de 2020.

Aflitos e preocupados com o futuro de Xaxim, Lírio e Adriano mobilizaram as lideranças para que se tivesse uma reunião com deputados e com o síndico da Massa Falida da Chapecó Alimentos, o advogado Alexandre Brito de Araujo. Em Florianópolis, acordaram de buscar alternativas e possíveis arrendatários da unidade, até que ela seja realmente adquirida por algum interessado, para que os credores da Chapecó Alimentos sejam quitados com o andamento do processo falimentar.

A Aurora, por outro lado, através do presidente Mário Lanznaster, disse que a ideia é transferir os 2.150 funcionários da unidade para outras plantas, principalmente em Guatambu, onde a cooperativa pretende ampliar o abate de 118 mil para 370 mil aves por dia.

Confira a Nota Oficial emitida por Lírio e Adriano:

Povo de Xaxim

Estamos nos dirigindo a todos vocês para informar quais são as posições de Governo Municipal sobre este novo cenário vivido entre o Frigorífico Aurora e a Massa Falida do Frigorífico Chapecó para que, as dúvidas que tenham, sejam esclarecidas para que possamos, juntos, vencer esta luta.

Não é de hoje que temos o cenário de negociação do frigorífico, instalado no meio de nossa cidade, assustando comerciantes, trabalhadores, lideranças comunitárias, agricultores, nossa arrecadação e nosso povo.

Sabemos que o Brasil está vivendo um processo duro de recuperação de força econômica, que este caminho é uma mudança necessária que vai trazer grandiosas conquistas para o cidadão brasileiro. Temos dificuldades, temos desafios diários, mas temos certeza que vamos passar por todas. Esse é um esforço de todos, temos que nos unir para sairmos deste cenário.

Em Xaxim, como fazemos parte de SC e do Brasil, nossa realidade é semelhante. Mas com um diferencial importante: unir nossas forças para buscarmos uma solução. O governo, desde início da saída da Diplomata até a vinda da Aurora, esteve empenhado na solução das negociações e oferecendo, assim, todos os serviços públicos legais, para dar sustentação às necessidades da empresa.

Colocamos nossa infraestrutura para oferecer a ajuda necessária para a permanência da Aurora em nosso município. A Administração Municipal também ofereceu um terreno com capacidade geográfica para que a Aurora construísse uma nova unidade em Xaxim se necessário fosse.

Estamos trabalhando para que a Cooperativa Central Aurora viabilize a permanência do frigorífico aqui na nossa terra. Mas a decisão de permanência cabe somente ao frigorífico e seus diretores.

A Administração Municipal foi a Florianópolis e conversou com o Dr. Alexandre Araujo, síndico da Massa Falida, para entender os motivos desta bruta decisão. Pelas informações, a Aurora não aceitou pagar o valor avaliado pelo perito do juízo falimentar, por entender ele ficou acima do valor de mercado.

O síndico esteve em Xaxim e conversou novamente com a Administração Municipal e com as entidades empresariais com o objetivo de encontrar uma saída. Mas não depende apenas da nossa vontade. Se assim fosse, não estaríamos neste terror que estamos enfrentando.

Temos força e como gritar pelos nossos interesses. Não iremos ficar de braços cruzados. Queremos a Aurora conosco oferecendo emprego, produção e participando de nosso crescimento econômico. E se necessário for, vamos recorrer às forças políticas de Florianópolis e Brasília.

Não estamos sós. Não estamos parados, não estamos sem direção. Ao contrário, sabemos bem o que fazer. Estamos todos unidos. Câmara de Vereadores, Comércio e Indústria, Comunidades, Trabalhadores, Sindicatos e nossos gloriosos Agricultores.

Podemos fazer muito barulho. Somos capazes de mexer forte neste assunto. Temos capacidade para isso e somos verdadeiros com nossa gente. Temos caráter e valentia para buscar nossos interesses e vamos fazer acontecer.

Fiquem conosco. Vamos levantar a cabeça e dizer o que queremos. Se pensam que não temos coragem e não somos soldados, estão enganados. Aqui, em Xaxim, somos um exército. E não vamos perder esta guerra para ninguém que queira pisar na nossa cabeça.

Lírio Dagort - Prefeito de Xaxim

Adriano Bortolanza - Vice-prefeito


Outras Notícias
Brasão

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plíno Arlindo Nês, 1105, Sala, 202, Centro