Close Menu

Busque por Palavra Chave

Rede Feminina apresenta relatório na Câmara de Vereadores de Xaxim

Por: LÊ NOTÍCIAS
09/10/2019 17:33 - Atualizado em 09/10/2019 17:35
Câmara de Vereadores de Xaxim Voluntárias da Rede Feminina participaram da sessão da Câmara de Vereadores de Xaxim Voluntárias da Rede Feminina participaram da sessão da Câmara de Vereadores de Xaxim

A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Xaxim, Ana Cláudia Treméa, usou o espaço da tribuna na sessão de terça-feira (08), para falar sobre os trabalhos desenvolvidos pela entidade no município.

Ana Cláudia afirmou que, apesar de haver um trabalho muito forte relacionado a prevenção do câncer, os índices ainda são altos. Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2018, foram registrados 2.190 casos em Santa Catarina e 59.700 casos no Brasil, sendo que até 30 de setembro deste ano, 457 mulheres vieram a óbito por conta da doença.

Ela explicou que o diagnóstico precoce da doença é muito importante, pois as chances de cura aumentam em mais de 95%. “Dados comprovam que que fatores como excesso de peso, falta de atividade física, ingerir bebida alcoólica em excesso, alimentação inadequada, estresse emocional e físico contribuem diretamente para o aparecimento da doença. Por isso orientamos a mudança dos hábitos para que se evite essa doença que acomete tantas mulheres”, disse.

Trabalhos da Rede Feminina

Até o dia 30 de setembro deste ano, a RFCC realizou 805 exames citológico de colo uterino, 150 de mamografias de ultrassom mamaria, 805 exames clínicos de mama e orientações, 90 consultas ginecológicas, entre outros serviços.

A Rede Feminina e a Prefeitura de Xaxim possuem um convênio com repasse financeiro mensal, dando estrutura para a entidade ter médico duas vezes na semana, enfermeira todas as tardes, secretária todas as tardes e limpeza duas vezes na semana.

Contudo, para auxiliar na manutenção, são comercializados artesanatos feitos pelas voluntárias da Rede e outras promoções, que auxiliam na doação de lenços, perucas com cabelos naturais, doação de prótese, encaminhamentos e doações de sessões fisioterapia, sessões de psicologia, terapias alternativas, além de outros encaminhamentos que são urgentes.

Repasse de recursos

No ato, o presidente da Casa, o vereador Inácio Bracht, informou que recentemente o deputado estadual Sérgio Motta (Republicanos), destinou R$ 50 mil, através de emenda, à saúde da mulher do município. “Parabenizo o trabalho da entidade e de suas voluntárias que estão sempre prontas a atender e ajudar em uma causa tão nobre”, disse o vereador.

Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Câmara Floripa
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro