Close Menu

Busque por Palavra Chave

Projeto educacional de Chapecó é selecionado para prêmio internacional

Por: LÊ NOTÍCIAS
14/10/2019 09:11
Prefeitura de Chapecó Projeto "Mãos que Falam" concorrerá, entre os dias 25 a 25 de novembro, em nível internacional no Prêmio Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos Projeto "Mãos que Falam" concorrerá, entre os dias 25 a 25 de novembro, em nível internacional no Prêmio Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos

O Ceim Aquarela recebeu certificado de vencedor na Etapa Nacional do Terceiro Prêmio Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos com o Projeto “Mãos que Falam”. O certificado foi entregue na última quarta-feira (09/10) ao professor Rudinei Albani e a gestora do Ceim, Guilhane Melo durante cerimônia em Brasília.

O Ceim Aquarela concorreu com o Projeto Mãos que falam com outros 43 inscritos no Brasil, na categoria A – Instituições de Ensino. Nos dias 25 a 27 de novembro, um representante embarcará para viagem até a capital do México, Cidade do México, onde irão concorrer na etapa internacional e participarão de seminário e oficina. O vencedor da etapa internacional será anunciado durante o evento e receberá um prêmio de 5 mil dólares.

O PROJETO

O Projeto “Mãos que Falam” é desenvolvido no CEIM Aquarela e tem como objetivo promover a inclusão da diversidade docente e discente na Educação Infantil, proporcionando o acesso aos direitos humanos de inclusão e o desenvolvimento pleno de cidadania, disponibilizando o contato da Língua Brasileira de Sinais à comunidade escolar com o intuito de incentivar a inclusão.

O projeto teve início em 2016, atendendo crianças, professores e comunidade escolar com aulas de Libras – Lingua Brasileira de Sinais. As crianças do berçário e maternal tem aula de Libras uma vez por semana e as crianças do pré-escolar, duas vezes por semana. Os professores recebem formação quinzenalmente, durante parada de estudos. A comunidade escolar recebe formação uma vez por semana. Durante as aulas eles têm contato com um professor surdo e aprendem os sinais das letras do alfabeto, número, frutas, cores, comprimentos de bom dia, boa tarde, boa noite, entre outros.

O PRÊMIO

O prêmio é uma realização da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) com a Fundação SM. A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), além do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Na edição de 2019 do Prêmio Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos envolveu 20 países da Ibero-américa. Além do Brasil, na América do Sul participam Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. Da América Central os países que fazem parte da iniciativa são Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Porto Rico e República Dominicana. Da Europa ibero-americana estão no prêmio a Espanha e Portugal. O México é o representante da América do Norte.

Para a secretária de Educação de Chapecó, o Projeto Mãos que falam já é destaque na Rede Municipal de Educação por ensinar as crianças a se comunicarem através da Libra. “Esse prêmio é muito importante, pois mostra para o Brasil e todo nosso continente, o trabalho de inclusão que é feito em Chapecó”, destacou.

Para Guilhane Melo, gestora do CEIM Aquarela, é motivo de orgulho a premiação, pois é o reflexo do trabalho diário que, apesar dos percalços na caminhada, mantém-se com as parcerias e a força de vontade de cada um dos professores, funcionários, pais, amigos, que constituem nossa comunidade. “Por isso, a conquista alcançada é motivo de tamanho orgulho. E, se tratando do projeto “Mãos que falam” a emoção transborda, pois foi pensado principalmente para que pudéssemos realizar nosso trabalho de forma ainda melhor, pensando na inclusão da pessoa com deficiência, sensibilizando-nos ainda mais com o outro”, finalizou.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Câmara Floripa
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro