Close Menu

Busque por Palavra Chave

Mostra itinerante da Unochapecó leva discussões importantes para escolas

Por: LÊ NOTÍCIAS
18/10/2019 11:41 - Atualizado em 18/10/2019 11:46
Unochapecó A mostra é composta por obras produzidas por professores de Artes Visuais A mostra é composta por obras produzidas por professores de Artes Visuais

Se você acredita que a única utilidade da arte é decorar uma casa ou galeria, está bastante enganado. A arte existe, desde o tempo das cavernas, para questionar a realidade e expressar o que sentimos. Exemplo disso é a exposição 'Arte e Gênero', que faz parte do projeto Mostra Itinerante do curso de Artes Visuais da Unochapecó e está levando as discussões relacionadas aos gêneros humanos para as escolas. Na última terça-feira (15/10), foi a vez dos jovens que participam do Centro de Convivência do Bairro Efapi, em Chapecó, debaterem esse assunto.

Durante o dia, os estagiários da Galeria Agostinho Duarte e acadêmicos de Artes Visuais, Kairo Moraes e Tálika Pedroso apresentaram uma versão reduzida da exposição produzida por professores do curso. Os seis banners escolhidos mostram fotografias das obras, acompanhadas de pequenas descrições sobre o conceito por trás de cada uma. Assim, com a intenção dos autores e explicações sobre como cada peça foi produzida, os estudantes aprenderam mais sobre os diferentes gêneros e o papel imposto a cada um.

"A arte atrai o ser humano porque ela não tem uma função urgente para o ser humano, como beber água, por exemplo, mas tem função de sensibilizar, questionar. O homem faz arte porque precisa se expressar de alguma forma, então o tema pode muito bem ser trabalhado na arte e essa é, talvez, uma maneira de alcançar pessoas que nunca fossem falar disso se não fosse a partir da arte", destaca Kairo.

Para a professora Eroni de Lourdes Santore, que atua de forma voluntária no Centro e está constantemente em busca de conhecimento sobre o assunto, levar essa discussão até os jovens é muito relevante. "Pois temos grupos de adolescentes, meninos e meninas, que têm diversos gêneros, não é um só. Então é algo que nós já trabalhamos no cotidiano. Fazemos o trabalho de aceitação deles e de respeito com o outro".

Com a mediação dos estagiários, é possível promover reflexões sobre as temáticas e também estender o assunto de maneira a sanar possíveis questões dos alunos. "Por hora, o projeto tem sido efetivo por onde passou e com ele deixamos o desejo de que os jovens tenham cada vez mais interesse em conhecer o universo fascinante das Artes Visuais", salienta a coordenadora do curso, professora Márcia Moreno.

A ideia de uma mostra que aproxime a Galeria da comunidade não é recente. Há alguns anos, a professora Márcia já organizava o Exposições Itinerantes, que levava trabalhos dos acadêmicos para espaços comerciais. Porém, a Mostra como é agora só passou a ser realizada neste ano. "Como temos algumas exposições internas, foi possível gerar as imagens em formato de banners e com isso, veio a ideia de proporcionarmos uma aproximação maior com a comunidade, em especial com as escolas, no sentido de levar a galeria até eles", explica.

Além de 'Arte e Gênero', o projeto possui uma mostra com um recorte do que foi produzido pelo Coletivo Mimese. As fotografias apresentam a pesquisa de 15 estudante de Artes Visuais que, orientados pela professora Janaina Schvambach, desenvolveram retratos inspirados em grandes obras de arte. No segundo semestre deste ano, já foram atendidas três escolas, o Centro de Convivência e o projeto ainda deve visitar mais cinco turmas nos períodos matutino e vespertino. Além disso, a Unochapecó custeia eventuais gastos das escolas com reserva de transporte e organização. Para receber a visita de uma das mostras, as escolas devem entrar em contato com a Galeria por meio do e-mail galeriadearte@unochapeco.edu.br ou pelo telefone (49) 3321-8255.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro