Close Menu

Busque por Palavra Chave

Alesc - Sua Causa 2

Sonora Festival Internacional de Compositores oferecerá oficinas gratuitas em Chapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
21/10/2019 09:19
Prefeitura de Chapecó Festival acontecerá no dia 08 de novembro, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês Festival acontecerá no dia 08 de novembro, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês

Estão abertas as inscrições para as oficinas que integram a programação do Sonora Festival Internacional de Compositoras de Chapecó. As atividades são gratuitas e acontecerão na sexta-feira, 08 de novembro, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, rua Assis Brasil, 20-D. Em sua segunda edição o Festival, contemplado pelo Edital de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas de Chapecó, tem como objetivo democratizar o acesso às artes e oportunizar que mulheres, cis e trans, aprendam música, conheçam novas técnicas, tenham acesso ao conhecimento, à troca de experiências e à profissionalização.

Neste ano a programação inclui Oficina de Flautas, Bate- papo sobre a produção de mulheres na música local e Oficina de Canto com Marissol Mwaba. As inscrições podem ser feitas pelo link https://docs.google.com/forms/u/2/d/1_ypKfhW4YCmy9... .

PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS

14h - Oficina de Flautas com Talita Falcão (Chapecó)

Musicista, artesã e arte terapeuta, Talita trabalha com oficinas de instrumentos de sopros de povos tradicionais como o digerido - instrumento originários dos povos aborígenes australianos e o pífano - flauta transversal de origem popular, tradicional nas regiões do Nordeste do Brasil. Atualmente toca e fabrica instrumentos artesanais com sua dupla “Os Curiós”, compõe e ministra oficinas de pífanos para o projeto do Coletivo Manivas, e acompanha artistas como Amanda Cadore e Isaías Alves. Em sua oficina irá mostra técnicas desse com instrumentos de sopro.

16h – Roda de Conversa sobre a produção das mulheres na música chapecoense;

18h – Oficina de Canto com Marissol Mwaba (Florianópolis)

Marissol Mwaba, cantora, compositora e instrumentista brasileira de origem Congolesa reflete em seu trabalho diversas influências musicais unidas ao panorama cultural africano. A artista fez shows na França em 2015, onde lançou seu primeiro CD, Luz-A-zuL. Em 2017, uma de suas obras em coautoria com François Muleka ficou conhecida na voz de Luedji Luna (Notícias de Salvador) e foi o ano de estreia do show Palavra Mágica. Em 2018 lançou o CD Palavra Mágica Acústico Rec’n’Play, o single Toda Quinta e esteve no The Voice Brasil. Marissol já colaborou em palco e estúdio com artistas como Emicida, Fióti, Chico César, Drik Barbosa, Alegre Corrêa, François Muleka e Rael. Atualmente apresenta o show Lamuka (significa despertar/acordar em Swahili). Em sua oficina irá ministrar técnicas de canto.

O QUE É O SONORA?

O Sonora teve origem na hashtag #mulherescriando, que foi uma iniciativa da musicista Deh Mussulini para romper o imaginário de que existem poucas compositoras, ou seja, mulheres que criam sua arte sonora. Aos poucos o evento se transformou em um grande movimento, ganhou força e apoiadoras. Atualmente ele acontece em 16 países e em mais de 70 cidades. É considerado hoje a maior mostra autoral de música feminina do mundo. Em Chapecó o Festival acontece nos dias 08 e 09/11/2019.


Outras Notícias
Brasão

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plíno Arlindo Nês, 1105, Sala, 202, Centro