Close Menu

Busque por Palavra Chave

Prefeitura de Chapecó realiza 1º Festival de Violão

Por: LÊ NOTÍCIAS
22/10/2019 10:19
Prefeitura de Chapecó Festival acontece entre 23 a 25 de outubro, por meio da Secretaria de Cultura do município Festival acontece entre 23 a 25 de outubro, por meio da Secretaria de Cultura do município

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, através da Orquestra de Violões do Programa Arte Cidadã, realiza de 23 a 25 de outubro o 1º Festival de Violão de Chapecó. O objetivo é proporcionar aos violonistas (profissionais, amadores e interessados) e público em geral de Chapecó e região um espaço para trocas de experiência e formação continuada na área do violão (erudito ou popular), estimulando a reflexão sobre as possibilidades didático-pedagógicas do instrumento. O evento também soma com a formação artística e cultural de futuros profissionais, com o pioneirismo na região e a inovação em termos de formato (concertos, oficinas e palestras).

Participam das atividades, além de alunos, os professores do Programa Arte Cidadã, Orquestra de Violões do Programa Arte Cidadã e professores renomados nas áreas de violão erudito e popular, vindos do Sul do Brasil. É um momento para formação e troca de experiências.

São parceiros do 1º Festival de Violão de Chapecó a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a Faculdade Claretiano, o Serviço Social do Comércio - SESC, o Território da Música, o Eston Hotel, entre muitos professores, alunos e amigos apoiadores. Mais informações (49) 3319-1012 ou e-mail artecidada@chapeco.sc.gov.br

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira (23/10)

Conversa: Recursos Digitais no Estudo do Violão Popular com Douglas Rufatto e Dionathan Falchetti (Professores do Programa Arte Cidadã)

13h30 - 15h30 Auditório da Prefeitura

Abertura oficial: Recital da Orquestra de Violões do Programa Arte Cidadã,

19h30 – 20h30 - Auditório da Prefeitura


Quinta-feira (24/10)

Oficina sobre Técnica Carlevariana com Ricardo Mantelli (Professor do Programa Arte Cidadã)

13h30 – 15h30

Sala de cursos Centro de Cultura e Eventos


Recital Paisagem Antiga com Gerson Werlang

19h30 – 20h30

Universidade Federal da Fronteira Sul


Sexta-feira (25/10)

Palestra com Rodrigo Nassif - O músico brasileiro no Brasil e no mundo

9h30 – 11h30

Auditório da Prefeitura


Palestra com Gerson Werlang - O violão clássico no rock progressivo

14h – 16h

Auditório da Prefeitura


Show Hai-Kai com Rodrigo Nassif e Isaías Alves

19h30 – 20h30

Sesc

SAIBA MAIS

A Orquestra de Violões do Programa Arte Cidadã iniciou seus trabalhos em março de 2017 a partir da iniciativa do Professor Cosme Almeida. O objetivo era trabalhar o repertório erudito para o violão, através de duos, trios e quartetos.Com o tempo, o foco voltou-se para a execução de arranjos de músicas populares para o instrumento. Durante o primeiro ano de atividades, contou com formações variadas, integrando professores e alunos do Programa Arte Cidadã assim como alunos oriundos de diversos projetos da cidade, como a Escola de Artes e Conservatório de Artes Musicais.

Atualmente, está com 15 membros e sob orientação dos instrutores de violão Douglas da Costa Rufatto, Dionathan Falchetti, Daniel Kulba Soares e Ricardo Mantelli, além de contar com a participação do instrutor de percussão do programa, João Amilton Corvalão.

Os ensaios acontecem todas as terças-feiras das 19h às 21h. Para ingressar no grupo, os interessados devem entrar em contato com os professores através da Secretaria de Cultura, verificar a disponibilidade de vagas e passar por um teste de seleção. A orquestra tem se destacado em apresentações de eventos como festival de teatro, encontro brasileiro de orquestras, encontro de coros, feira do livro, entre outros.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro