Close Menu

Busque por Palavra Chave

Marinha enviará duas embarcações para auxiliar nas buscas de jovem desaparecido no rio Uruguai

Por: LÊ NOTÍCIAS
07/11/2019 13:40 - Atualizado em 07/11/2019 13:56
Reprodução/Facebook Andrei Franchini, de 21 anos, não havia sido localizado até as 13h30 desta quinta-feira (07) Andrei Franchini, de 21 anos, não havia sido localizado até as 13h30 desta quinta-feira (07)

As buscas ao jovem de 21 anos, desaparecido após um naufrágio no rio Uruguai, entre as cidades de Itapiranga, em Santa Catarina, e Barra do Guarita, no Rio Grande do Sul, ganharão o reforço da Marinha do Brasil, que trará duas embarcações para auxiliar na localização do estudante.

Identificado como Andrei Franchini, natural de Tenente Portela e morador de Vista Alegre (RS), o jovem estava retornando da faculdade de Agronomia na Uceff, de Itapiranga, quando a embarcação naufragou.

O naufrágio da embarcação que transportava 13 estudantes, além do piloto, ocorreu por volta das 23h desta quarta-feira (06). A travessia era realizada no sentido Itapiranga-Barra do Guarita e normalmente é feita em cinco minutos, num trecho que tem 800 metros de extensão. O barco teria afundado depois que a forte correnteza provocou ondas.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Itapiranga, os passageiros relataram que ninguém estava com colete salva vidas no momento do acidente. Uma mulher que estava na embarcação teria sofrido um ferimento na cabeça, mas já estaria fora de perigo assim como o restante dos estudantes que conseguiram sair do rio Uruguai.

O capitão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Diogo Battaglin, responsável por liderar a operação de resgate, relatou que o rio Uruguai está três vezes acima do normal no momento. Outra condição que dificulta é a coloração da água, bastante escura e com forte correnteza.

Bombeiros usam jet-ski, barcos e receberam apoio de um helicóptero para buscas no Rio Uruguai (Foto: Bombeiros / Divulgação)


BUSCAS

As buscas foram intensificadas desde as 5h desta quinta-feira. Mais de 30 bombeiros usam jet-ski, barcos e receberam apoio de um helicóptero do Serviço Aeropolicial de Fronteira (Saer/Fron) para buscas no Rio Uruguai, em Santa Catarina, e também de Três Passos, Ijuí e outras cidades gaúchas. Elas ocorrem em um trecho de 16 quilômetros no Rio Uruguai, entre Itapiranga e Barra do Guarita, no Rio Grande do Sul. Um colete salva-vidas, uma boia rígida e dois galões de combustível vazios foram encontrados por volta das 2h em um local distante 10 quilômetros do ponto onde houve o acidente.

NAUFRÁGIO

A maioria dos tripulantes era estudante de Agronomia na Uceff de Itapiranga e voltava para casa, no Rio Grande do Sul, depois de aula na noite de quarta-feira. Os jovens são moradores de Tenente Portela, Miraguaí, Três Passos e Vista Gaúcha. Os relatos iniciais são de que as vítimas usaram objetos para boiar nas águas do rio ou nadaram até a chegada de outros barqueiros.

NOTA UCEFF

Em nota, a UCEFF se solidarizou com os familiares e anunciou o cancelamento das aulas nesta quinta e na sexta-feira (8). Confira a íntegra da manifestação da universidade:

"A UCEFF lamenta profundamente o ocorrido na noite desta quarta-feira, 6 de novembro, quando uma embarcação afundou no Rio Uruguai, deixando um acadêmico da Instituição desaparecido. A UCEFF se solidariza com as buscas e presta total apoio aos familiares. Cabe destacar que a UCEFF preza pela segurança no transporte de seus acadêmicos, disponibilizando gratuitamente embarcação apropriada, regular e segura para as travessias que, infelizmente, nesse caso não foi a utilizada. A UCEFF permanece à disposição para prestar todo o auxílio necessário, lamentando, mais uma vez, o ocorrido. Em virtude do acontecido, a UCEFF CANCELA as aulas em todos os cursos de graduação nesta quinta e sexta-feira (7 e 8/11)."


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro