Close Menu

Busque por Palavra Chave

Chapecó representa o Brasil em Seminário Internacional de Cidades Lixo Zero

Prefeitura de Chapecó  I Seminário Internacional de Cidades Lixo Zero está acontecendo em São Luiz (MA) I Seminário Internacional de Cidades Lixo Zero está acontecendo em São Luiz (MA)

A experiência de Chapecó com a gestão dos resíduos sólidos e o Programa Lixo Zero será tema do I Seminário Internacional de Cidades Lixo Zero, nesta quarta-feira (13), em São Luiz (MA). O evento é promovido pela Prefeitura do município maranhense, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil.

EVENTO

No evento também serão abordadas as experiências internacionais das cidades de Roubaix, na França, e Gotemburgo, na Suécia. Chapecó estará representada pela Coordenadora do Programa Lixo Zero, Vanusa Maggioni Cella. “É uma honra ter a oportunidade de compartilhar um pouco dessa experiência com grandes cases do Mundo quando o assunto é Lixo Zero. Estamos muito felizes com os resultados do Programa em Chapecó. Nós estamos mostrando os caminhos e a cidade abraçou a causa rumo a Chapecó Lixo Zero 2030”, comentou Vanusa.

Segundo o prefeito Luciano Buligon, as pessoas são os principais protagonistas deste movimento. “O Lixo Zero vem provocando uma verdadeira revolução ética em Chapecó, com mudanças de comportamentos, hábitos e atitudes. Sabemos que temos desafios, mas estamos muito felizes com o engajamento da sociedade.”, acrescentou o gestor público.

CONCEITO

O conceito Lixo Zero consiste na separação dos resíduos direto na fonte geradora, ou seja, em casa, no trabalho, na escola, permitindo o máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos orgânicos e recicláveis. Representa, ainda, a redução do envio desses materiais para o aterro sanitário ou incineração. O Lixo Zero é uma meta:

  • Ética: de responsabilidade das pessoas;
  • Econômica: deixar de gastar e começar a ganhar;
  • Eficiente: separação correta;
  • Visionária: visão sobre o futuro.

LIXO ZERO CHAPECÓ

Com o lançamento do Programa Lixo Zero, em 12 de fevereiro de 2019, Chapecó se desafiou a ser Lixo Zero até 2030, alcançando o desvio de 70% dos resíduos secos ao aterro sanitário; além de induzir a compostagem da parcela orgânica dos Resíduos Sólidos Urbanos. A meta da Prefeitura de Chapecó é ainda mais ousada: ser Lixo Zero até 2020.

De lá pra cá, um cronograma intenso de ações foi elaborado e vem sendo executado e avaliado, com o acompanhamento do Instituto Lixo Zero Brasil e do Grupo Interinstitucional para a Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos de Chapecó (GIRS). “A responsabilidade desse trabalho é de todos. Buscamos uma transformação para gerar economia e cidadania. Já temos muitos bons exemplos em Chapecó. Essa não é uma política do Governo, é uma política da Cidade, e as pessoas entenderam isso e estão colaborando”, explicou o prefeito Luciano Buligon.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro