Close Menu

Busque por Palavra Chave

Xaxim recebe Seminário Regional sobre Autonomia Financeira das Mulheres e o Enfrentamento à Violência

Por: LÊ NOTÍCIAS
14/11/2019 15:27
Divulgação/LÊ Iniciativa é da Bancada Feminina da Alesc, a partir de proposição da deputada Luciane Carminatti Iniciativa é da Bancada Feminina da Alesc, a partir de proposição da deputada Luciane Carminatti

Um ciclo de seminários promovido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina pretende levar a todas as regiões do Estado e aproximar da realidade local o debate sobre a autonomia das mulheres e ações concretas no combate a todas as formas de violência. A iniciativa é da Bancada Feminina em parceria com o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) e realização da Escola do Legislativo, a partir de proposição da deputada estadual Luciane Carminatti (PT).

Assim, na sexta-feira (22), ocorre no Salão Comunitário da Igreja Matriz de Xaxim, o Seminário Regional “Autonomia financeira das mulheres do campo e da cidade e o enfrentamento à violência”, das 13h às 17h. A entrada é gratuita, as inscrições podem ser feitas no local e será fornecido certificado de participação via Escola do Legislativo. O objetivo do encontro é discutir políticas públicas e a importância da autonomia financeira para enfrentar situações de violência, além de cobrar medidas efetivas do governo estadual.

Para isso, o Seminário deve reunir homens e mulheres de diferentes gerações e vivências, do campo e da cidade, agentes do poder público, entidades, movimentos sociais e turmas de escolas para palestras, mesa redondas e divulgação de experiências regionais.

Proponente deste ciclo de seminários, a deputada Luciane relembra os primeiros passos, ainda em 2017. “Naquele ano, a nossa primeira edição de debates em parceria com o MMC abordou a necessidade de reconhecer e denunciar a violência contra a mulher. Neste segundo momento, queremos ir além e ressaltar a emancipação econômica enquanto instrumento fundamental para combater a violência”.

Em Xaxim, o debate conta com a parceria da Prefeitura e do Poder Legislativo, além da Paróquia São Luiz Gonzaga, Centro de Estudos Bíblicos (CEBI), Lions e Rotary Club. A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Mari Lemos, trabalha na organização, convidando a sociedade civil e organizada para o encontro, que terá início com apresentação cultural e mesa de autoridades. A programação conta com palestra sobre “Cultura patriarcal, relações de gênero e violência”, com a professora da Unochapecó e doutora em Antropologia pela UFRJ, Arlene Henk.

Em seguida, uma mesa redonda sobre “Como promover a autonomia econômica das mulheres no campo e na cidade”, com as expositoras Lurdes Bodanese, Tereza dos Santos, Letícia Scheibel e Vanice Barizon Hammerick, e a mediação da pedagoga e camponesa Justina Cima (MMC). Ao final do encontro, será formado um grupo de trabalho, para acompanhamento permanente das ações propostas. Ao longo do dia, o espaço também receberá uma mostra de produtos e artesanatos confeccionados por grupos de mulheres.

Este ciclo teve início em setembro e, na região Oeste, já chegou a Seara, Palma Sola e Descanso. Além de Xaxim, também será realizada uma etapa em Chapecó, no dia 25 de novembro.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro