Close Menu

Busque por Palavra Chave

Fiesc e sindicatos patronais alinham estratégias para o fortalecimento da indústria

Por: LÊ NOTÍCIAS
21/11/2019 09:12 - Atualizado em 21/11/2019 09:14
MB Comunicação Assuntos de interesse da indústria foram discutidos na reunião Assuntos de interesse da indústria foram discutidos na reunião

As ações de apoio técnico e de gestão para as empresas associadas, além dos projetos sociais desenvolvidos pelos sindicatos patronais da indústria foram apresentados nesta semana em reunião da Vice-Presidência Regional Oeste da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). O encontro foi coordenado pelo vice-presidente regional Oeste da Fiesc, Waldemar Antônio Schmitz, ocorreu em Chapecó e também tratou de assuntos de interesse da indústria.

Participaram os dirigentes do Simovale, Sindiplasc, Sicomai, Sinduscon, Sindialimentos, Simmex, Sicec e Simec e os executivos e coordenadores regionais da Fiesc e do SESI/SENAI.

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Chapecó (Simec) atua em uma área que abrange 34 municípios do Oeste, mantém benefícios e adota medidas consistentes de apoio às empresas associadas, como cursos, palestras, convênios, missões empresariais, visitas técnicas, entre outros. Também promove a Feira Eletrometalmecânica que traz atualização, inovação tecnológica e realização de negócios para o setor. Recebeu, em 2018, o primeiro lugar no Troféu Destaque no Desenvolvimento Associativo da Vice-Presidência Regional Oeste da Fiesc e, neste ano, como resultado da reformulação do planejamento estratégico e melhorias na gestão, recebeu o Prêmio Catarinense de Excelência 2019.

A promoção da Mercomóveis 2019 foi uma das ações do Sindicato da Indústria Madeireira e Moveleira do Vale do Uruguai (Simovale). A 11ª edição da feira recebeu mais de 8 mil visitantes que juntos fomentaram um volume de negócios da ordem de R$ 155 milhões. A entidade também atuou para abrir possibilidades de mercado internacional para os associados e importação de madeira da Argentina.

O Sindicato da Indústria do Material Plástico do Oeste Catarinense (Sindiplasc) representa empresas sediadas em mais de 100 municípios. Entre as iniciativas em 2019, estiveram cursos sobre a Norma Regulamentadora 12, reforma tributária, inovação, entre outros.

Cursos, seminários e palestras sobre segurança no trabalho, recursos humanos, reforma tributária e previdenciária, entre outros assuntos, foram promovidos pelo Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste (Sinduscon). A entidade também iniciou uma pesquisa sobre o mercado imobiliário de Chapecó que será realizada duas vezes por ano. Outra ação foi a promoção do Dia Nacional da Construção Social com a disponibilização de diversos serviços para a comunidade.

Entre as ações apoiadas pelo Sindicato das Indústrias de Olaria, de Cerâmica para Construção, de Mármores e Granitos de Chapecó (Sicec) está o investimento, por parte das empresas associadas, em energia fotovoltaica. O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Xanxerê (Simmex) está trabalhando para fortalecer a entidade e o associativismo.

O Sindicato da Indústria da Construção Civil da AMAI (Sicomai) promoveu cursos para as empresas associadas e atuou para fortalecer a entidade. O Sindicato das Indústrias de Alimentação do Oeste Catarinense (Sindialimentos) também realizou cursos e promoveu mais uma edição o Dia Mundial do Pão, em parceria com a Fiesc, com a Faculdade SENAI e com a Escola Básica Municipal Vila Rica.

De acordo com Waldemar Schmitz, a reunião foi importante para avaliar o ano, compartilhar experiências, discutir ações e alinhar estratégias para o aprimoramento dos sindicatos patronais e o fortalecimento das indústrias. “Os sindicatos e as indústrias têm a estrutura da Fiesc à disposição, com todas as áreas e entidades como SESI, SENAI e IEL, o Observatório da Indústria, as câmaras setoriais e toda uma equipe preparada para fornecer informações estratégicas para a tomada de decisões”, finalizou.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro