Close Menu

Busque por Palavra Chave

Prefeitura de Palhoça

Prefeitura de Chapecó elabora plano estratégico de turismo

Por: LÊ NOTÍCIAS
02/12/2019 09:12
MB Comunicação As consultoras credenciadas ao Sebrae/SC Karla Hall e Silvia Nowalski As consultoras credenciadas ao Sebrae/SC Karla Hall e Silvia Nowalski

Religioso, cultural, rural, náutico, ecológico, gastronômico, formação e estudos, aventura, eventos, esportivos, consumo são alguns dos tipos de turismo que podem ser potencializados nos municípios. Pensando no fomento e no fortalecimento desse segmento a Prefeitura de Chapecó iniciou a elaboração do plano estratégico do turismo, que teve o segundo encontro técnico, nesta semana, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes. A ação faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pelo poder público e pelo Sebrae/SC.

A elaboração do plano estratégico do turismo está sendo feita por um grupo de trabalho formado por servidores municipais e representantes de entidades locais. “A proposta é de que esse estudo seja o mais representativo possível, por isso há mais envolvimento de voluntários da comunidade do que da administração municipal. Desta maneira, todas as ações são desenvolvidas em conjunto de maneira democrática”, explica a consultora credenciada ao Sebrae/SC Karla Hall.

Até o momento foram elencados os 10 segmentos turísticos que podem ser trabalhados em Chapecó. Para facilitar a dinâmica do trabalho nesta primeira etapa o enfoque é para cinco áreas prioritárias. “Nesses segmentos apontados foram realizadas análises dos pontos restritivos de cada um e os fatores que contribuem para a estratégia do destino em relação a prestação de serviços, equipamentos disponíveis, atrativos e infraestrutura atual”, comenta a consultora credenciada ao Sebrae/SC Silvia Nowalski.

No encontro desta semana o grupo de trabalho analisou a concorrência de cada um desses cinco segmentos e fez um comparativo de como o destino turístico está em relação a concorrência. Além disso, foram pontuados vários aspectos conforme macro ambiente e microambiente.

“Nosso trabalho ainda é inicial, porém a intenção é finalizá-lo até no máximo março de 2020. Sabemos que Chapecó tem atrativos e dispõem de equipamentos nessa área, assim alguns setores estão bem estruturados a exemplo do turismo de negócios e eventos, contudo há outros que podem e devem ser trabalhados uma vez que possuem potencial para isso”, observa Silvia ao antecipar que também estão desenvolvendo um inventário turístico para entregar um estudo completo ao poder público.

Para o secretário de desenvolvimento econômico e turismo de Chapecó, Marcio Ernani Sander, o turismo local tem elevada capacidade de gerar crescimento econômico e social. “Esse setor é responsável pelo fortalecimento da economia, gera emprego e renda, além de incentivar investimento em infraestrutura. Nossa intenção é aproveitar uma potencialidade que o município possui, que é a realização de eventos de negócios, para promover a diversidade de atrativos locais, ampliar a rentabilidade dos empresários e inserir o crescimento de outros ambientes turísticos”, enaltece.


Outras Notícias
Brasão

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plíno Arlindo Nês, 1105, Sala, 202, Centro