Close Menu

Busque por Palavra Chave

Prefeitura de Xaxim promove 4º Festival e Workshop da Cultura Afro-brasileira 2019

Por: LÊ NOTÍCIAS
04/12/2019 09:33 - Atualizado em 04/12/2019 09:35
Prefeitura de Xaxim Evento reuniu capoeiristas xaxinenses e de outras cidades de SC, além de praticantes de Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro Evento reuniu capoeiristas xaxinenses e de outras cidades de SC, além de praticantes de Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro

Aconteceu em Xaxim nos dias 29 e 30 de novembro, o 4º Festival e Workshop da Cultura Afro-brasileira 2019, realizado pela Comunidade Brasil e o Grupo Capoeira Brasil (GCB), o qual teve o apoio da Prefeitura de Xaxim, através da Secretaria de Educação e Cultura, Casa da Cultura e Projeto Social Humanizando Vidas, com oficinas de capoeira realizadas no ginásio esportivo pedagógico da EEB Gomes Carneiro, assim como nos espaços do boulevard e do calçadão da Praça Frei Bruno. Essa edição contou com presença de praticantes de diversos municípios das regiões Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina, entre eles Águas de Chapecó, Chapecó, Xaxim, Faxinal dos Guedes, São Domingos, Herval d’Oeste, Caçador, Arroio Trinta, Macieira e Santa Cecilia.

PARTICIPAÇÃO INTERESTADUAL

Além disso, o evento recebeu praticantes dos Estados do Paraná e do Rio de Janeiro, potencializando assim uma integração de conhecimentos e experiências de caráter interestadual. Dentre os ministrantes dos cursos esteve mestre Ramos, do Grupo Senzala da cidade do Rio de Janeiro (RJ), que viaja pelo mundo todo transmitindo seus saberes ancestrais da linhagem de mestre Peixinho, partilhando um pouco de suas vivências com os (as) participantes.

Já o Formado Duende, do GCB de Curitiba e São José dos Pinhais (PR), desenvolveu oficinas com linguagens de movimentos de Capoeira pedagógicos, mais voltado às crianças e aos adolescentes. Além disso, o professor Alemão, que atua em Caçador e cidades próximas, orientou toda a organização dos cursos, da musicalidade das rodas de capoeira realizadas, das apresentações culturais afro-brasileiras e da festa de batizado, que são a troca de graduações e formatura, apoiando diretamente o trabalho dos mestres convidados. Houve participação especial de 30 capoeiristas da Apae de Arroio Trinta (SC), que apresentaram uma encenação da Puxada de Rede, além de alunos da oficina de Capoeira da Casa da Cultura de Xaxim, que mostraram uma encenação da Dança do Maculelê, ambas componentes do folclore afro-brasileiro.

PROGRAMAÇÃO

Especialmente na tarde do sábado (30), no ginásio do Gomes Carneiro, mais de 160 capoeiristas, de todas as idades, receberam certificação de sua primeira graduação (corda colorida) ou de troca de graduação no GCB. Ainda foram certificados quatro graduados Cordas Vermelho Azuis: Adriano de Mattos Rosa da Silva de Herval do Oeste, Rudinei dos Santos de Caçador, Éder Vander Silva de Sete Lagoas (MG) e Marcelo Pertussatti de Xaxim.

Para coroar o evento, foram formados e diplomados instrutores Corda Azul os capoeiristas Guilherme Coveseviski (Esquilo de Xaxim) e Pedro Augusto Raitz (Pedreira de Santa Cecília). O término do evento ainda contou com uma Roda de Capoeira de mestres e graduados, depois recheada com um Samba de Roda da Capoeira, aberto à participação dos presentes, quando se deu por meio do ritual, a despedida para que cada equipe pudesse retornar às suas cidades de origem.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro