Close Menu

Busque por Palavra Chave

Lojistas chapecoenses apostam em cenário econômico positivo em 2020

Por: LÊ NOTÍCIAS
09/01/2020 09:31
MB Comunicação As vendas de fim de ano revelaram a retomada da confiança e a expectativa dos consumidores para 2020 As vendas de fim de ano revelaram a retomada da confiança e a expectativa dos consumidores para 2020

Nos últimos cinco anos, os empresários passaram por períodos de instabilidade econômica. Entretanto, o levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que 67% dos entrevistados estão confiantes na expansão da economia brasileira. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas Chapecó (CDL), Clóvis Afonso Spohr, analisa que as vendas de fim de ano revelaram a retomada da confiança e a expectativa dos consumidores para 2020.

“Neste ano, alguns fatores contribuem para o desempenho positivo da economia. Um exemplo dessa aceleração é a redução dos juros. A projeção da taxa Selic para 2020 é de 4,5%, diferente dos últimos anos que superou os 14%. Estamos otimistas com aumento do consumo, que deve gerar um crescimento de pelo menos 2% ao longo do ano. É um resultado significativo e favorece para que os empresários fiquem mais confiantes”, destaca Spohr.

O presidente da CDL Chapecó completa ainda que o comportamento do consumidor será favorável ao setor varejista. O levantamento da CNDL evidencia que as pessoas pesquisam na web antes de comprar em lojas físicas. “A internet é uma ferramenta aliada na busca de preços, detalhes e características das aquisições, mas os consumidores preferem espaços físicos devido a segurança da compra”, observa.

Outro fator que promove o desenvolvimento econômico é o preço das mercadorias. O contrário do ano de 2015, quando a inflação atingiu 10,67% representando a maior da década, em 2020 esse indicador deve corresponder a 3,6%. Nesse sentido, Spohr ressalta que em alguns períodos do ano a tendência é de aquecimento. “Acredita-se que atingiremos as metas inflacionárias mantendo a economia estável”, pondera.

O Produto Interno Bruto (PIB) deve completar os aspectos econômicos positivos. “Em 2020 o PIB deve crescer 2,5%. Nesse contexto é fundamental considerar que mais de 12 milhões de brasileiros estão desempregados, correspondendo a 6% da população. O nosso desafio neste ano é o aumento da empregabilidade mediante o crescimento desse potencial econômico”, assinala Spohr.

CDL CHAPECÓ

A CDL Chapecó tem como objetivo fornecer serviços para o desenvolvimento do comércio varejista, sendo referência na profissionalização e qualificação do setor. Nesse sentido, promove cursos e atividades que impulsionem a movimentação do mercado. Spohr evidencia que entre os compromissos da entidade estão a criação de oportunidades para informação, atualização, cultura e lazer ao dirigente lojista, promoção de eventos sincronizados com os reais interesses dos associados, interação com as entidades associativas de grau superior para a promoção política, econômica e institucional da categoria.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro