Close Menu

Busque por Palavra Chave

Após morte do prefeito de Imbuia, Fecam emite nota de pesar e repúdio à violência

Por: LÊ NOTÍCIAS
09/01/2020 11:42 - Atualizado em 09/01/2020 11:44
Fecam O presidente da entidade, Joares Ponticelli, relata em nota sobre a vida política e trabalho de João Schwambach, que morreu nesta quarta-feira (08) O presidente da entidade, Joares Ponticelli, relata em nota sobre a vida política e trabalho de João Schwambach, que morreu nesta quarta-feira (08)

Após a morte do prefeito de Imbuia (SC), João Schwambach (MDB), que foi morto a tiros às 18h desta quarta-feira (08), a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) publicou uma nota de pesar e em repúdio à violência.

O CRIME

O gestor público foi assassinado ao deixar a sede do Executivo da cidade que fica no Vale do Itajaí, a cerca de 150 quilômetro de Florianópolis. João foi atingido por dois tiros na região do peito e morreu na hora, segundo o delegado regional Valério Farias. A cidade tem 5,7 mil habitantes e um homem de 77 anos é considerado o principal suspeito do crime. Posteriormente aos disparos, o suspeito retornou para casa e tentou tirar a própria vida com um tiro na cabeça, de acordo com a investigação. O suspeito foi socorrido pelo próprio filho e encaminhado para o Hospital de Ituporanga, cidade vizinha de Imbuia, e está se encontra estado grave. A Polícia Civil ainda apura o que teria acontecido com as investigações.

Imagens de câmeras da Prefeitura flagraram o momento dos tiros, todavia, os investigadores ainda não tiveram acesso ao material. Conforme o delegado, o homem chegou de carro, aguardou o prefeito deixar a Prefeitura e atirou de dentro do carro em que aguardava. Devido ao crime, a Prefeitura decretou luto oficial de três dias. João Schwambach (MDB) foi eleito em 2016 com 2.357 votos (56,85% do total). Foi agricultor, plantava cebolas em Campo das Flores, no interior de Imbuia. Antes de assumir como prefeito, foi vereador e vice-prefeito duas vezes.

NOTA DA FECAM

Confira a nota na íntegra.

"João Schwambach, Prefeito do Município de Imbuia, era um político conciliador. Humilde e de bom trato, liderava na política construindo pontes, dialogando, ouvindo e sempre preocupado em aprender. Gestor simples e persistente, administrador fortalecido pela constante presença e determinação, era um líder respeitado e quisto pela sua comunidade. Tragicamente, teve sua vida tolhida em mais um inaceitável episódio de violência, evento inexplicável, situação incompreensível e fato inaceitável como todas as formas que atentam contra a vida e a integridade humana.

A Fecam, as lideranças políticas municipalistas, os colegas, prefeitos e prefeitas e toda a sociedade solidária choram sua morte juntamente com a população do Município de Imbuia.

À família enlutada e à comunidade Imbuiense: que a fortaleza e a união prevaleçam e sustentem os enlutados. Que a dor e a amarga experiencia da morte inaceitável sejam aplacados pela perseverança, fé e unidade de toda a população. Que a mão solidária das pessoas que agora pranteiam a partida de seu líder sustente familiares, amigos, servidores públicos e, que ensinamentos de João Schwambach como líder político, amigo e liderança pública sirvam de resistência e permitam exemplo e fonte de luz para os dias que se seguirão.

Para a sociedade catarinense, também atingida pelo tolhimento de uma preciosa vida de mais um cidadão catarinense, reste o dever de refletir e testemunhar pelo fim da violência e pela contestação contra todas as formas que ceifam vidas. Uma sociedade plena tem por dever, responsabilidade e amor, refletir, resistir e agir pela eliminação das fontes de morte, violência e ataque à vida dos brasileiros.

Que João Schambach descanse em Paz e que seu exemplo de vida, alimente nossa sede por justiça.

Joares Ponticelli

Presidente da Fecam, em nome dos 294 Prefeitos e Prefeitas de Santa Catarina".


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro