Close Menu

Busque por Palavra Chave

Prefeitura de Chapecó e Marinha do Brasil firmam acordo de cooperação

Por: LÊ NOTÍCIAS
14/01/2020 09:09
Prefeitura de Chapecó  Objetivo principal do acordo de cooperação é garantir a segurança nos pontos turísticos da região Objetivo principal do acordo de cooperação é garantir a segurança nos pontos turísticos da região
A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Sedema) e a Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos de Santa Catarina, firmaram na sexta-feira (10), um Acordo de Cooperação Técnica, com a finalidade de apoio logístico para intensificar o trabalho de orientação e fiscalização de embarcações na região. O principal objetivo é proporcionar segurança aos turistas e a população ribeirinha.

O Acordo possibilita o apoio logístico necessário para a permanência de uma equipe da Marinha em Chapecó durante o verão. A tribulação está sediada no Posto da Polícia Militar de Santa Catarina no bairro Palmital, e atende em horário comercial. A parceria aproxima o órgão da população, facilita o trabalho de orientação para a obtenção de documentos e inscrições de embarcações e carteira de habilitação náutica (arrais amador), e principalmente, proporciona mais segurança nos pontos turísticos da região de Chapecó.

A partir da assinatura do Acordo, o município irá fornecer o combustível necessário para o abastecimento das embarcações e viaturas utilizadas nas ações de campo, conforme cronograma definido em Plano de Trabalho. Em contrapartida, agentes da Administração Municipal de Chapecó poderão utilizar as embarcações para trabalhos de levantamento, fiscalização, orientação de frequentadores das margens dos rios e barragens na área do Município, além do atendimento às demandas da população ribeirinha.

Segundo o capitão dos Portos, Alexandre Lopes Vianna de Souza, o objetivo sempre é educar e orientar, principalmente sobre a importância de ter o conhecimento técnico para pilotar uma embarcação. “Toda embarcação que tenha motor precisa ter documentação, e o piloto, deve portar carteira de habilitação náutica. Percebemos a intensificação do turismo nesta região, principalmente no Goio En. Já inspecionamos as balsas de travessia de pessoas, e sentimos a necessidade de estar sediados aqui para estarmos mais próximos das embarcações de esporte e recreio. Esse Acordo possibilita que tenhamos uma equipe permanente em Chapecó durante o verão. E a ideia, futuramente, é instalar uma Agência da Capitania dos Portos, em Chapecó”, explicou o Capitão.

A equipe em Chapecó é integrada por quatro militares, e a estrutura dispõe de uma viatura de apoio e duas embarcações. “Para nós é uma alegria tê-los aqui. Garantir segurança aos nossos turistas e a população das margens é o que nos motiva a firmar essa parceria”, declarou o prefeito Luciano Buligon.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro