Close Menu

Busque por Palavra Chave

Prefeitura de Chapecó oferece curso de libras gratuito à comunidade

Por: LÊ NOTÍCIAS
10/02/2020 09:33
Prefeitura de Chapecó Curso terá duas turmas, uma nas segundas-feira e outra nas quartas-feiras, ambas no período noturno Curso terá duas turmas, uma nas segundas-feira e outra nas quartas-feiras, ambas no período noturno

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) constitui o elemento de identificação dos surdos, sendo a língua oficial de comunicação da comunidade surda brasileira. A inclusão do surdo não é apenas matriculá-lo e integra-lo aos demais, é sim o desafiar no seu conhecimento e suas habilidades.

Pensando nisso, a Administração de Chapecó, por meio da Secretaria de Educação oferece gratuitamente o curso de libras aos professores que atuam com educandos surdos, familiares dos educandos surdos e comunidade em geral pelo 12º ano consecutivo. Até o momento, já participaram desta formação aproximadamente 450 pessoas que vem se apropriando das libras.

Em 2020, serão ofertadas duas turmas. O curso básico será realizado nas segundas-feiras das 19h às 21h e o curso intermediário nas quartas-feiras das 19h às 21h. Os cursos acontecerão no auditório da Secretaria de Educação, localizada no centro, próximo à Praça Coronel Bertaso. O curso básico oferece conhecimento de libras às pessoas ouvintes, instrumentalizando os cursistas à comunicação com surdos. Já o curso intermediário destina-se às pessoas que já participaram do básico ou possuem habilidades no uso da libras. O curso é gratuito e oferece certificação.

De acordo com a secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, qualificar o docente e fornecer o apoio pedagógico é fundamental. Para ela, a inclusão deve envolver os educadores, a família e a comunidade surda e comunidade em geral para estarem embasados na educação bilíngue, que proporciona a todos, equidade e respeito às diferenças. “A oferta do curso de libras à comunidade e aos professores favorece a convivência plena entre surdos e ouvintes possibilitando o desenvolvimento integral de todos”, comentou.

Para os interessados em participar, as inscrições deverão ser realizadas pessoalmente na recepção da Secretaria de Educação (Seduc), das 13h às 19h. A Secretaria fica localizada na rua Jonas Rauen, 53- E. O período é de 10 a 25 de fevereiro. Mais informações pelo telefone (49) 3321-8580.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro