Close Menu

Busque por Palavra Chave

Tecnologia auxilia Vara de Execuções Penais de Chapecó a dobrar produtividade em 2019

Por: LÊ NOTÍCIAS
26/02/2020 16:50 - Atualizado em 26/02/2020 16:51
Divulgação/LÊ No ano passado foram 18.253 decisões e despachos, contra 8.390 peças produzidas em 2018 No ano passado foram 18.253 decisões e despachos, contra 8.390 peças produzidas em 2018

A 3ª Vara Criminal e de Execuções Penais da comarca de Chapecó dobrou sua produtividade em 2019. No ano passado foram 18.253 decisões e despachos, contra 8.390 peças produzidas em 2018. A rotina explica o avanço registrado. A demanda é distribuída entre os membros da equipe do gabinete no início do expediente. O juiz fica com os casos mais complexos, que dependem de decisão, apesar de todas as peças jurídicas serem revisadas pelo magistrado.

A meta é manter as “filas” de documentos e produzir sob controle em relação aos prazos dos benefícios. Se alguém não dá conta, os demais auxiliam para que ninguém precise fazer hora extra. Quando nem assim é possível, a equipe do cartório da unidade colabora. Da mesma forma que o cartório, quando necessário, recebe ajuda do gabinete. Assim, os prazos são respeitados e o trabalho permanece sob controle.

“Temos um excelente clima de trabalho. Nossa preocupação é em desempenhar um bom trabalho, sem disputa entre a equipe”, avalia o juiz Gustavo Emelau Marchiori, titular da unidade. A equipe - gabinete e cartório - é composta por 16 pessoas entre juiz, assessores, servidores e estagiários. A unidade tem dois servidores em teletrabalho - um do gabinete e outro do cartório - que desempenham suas funções de casa com a obrigação de apresentar 20% a mais de produtividade, conforme prevê a legislação.

No ano passado, os servidores em teletrabalho do Tribunal de Justiça de Santa Catarina produziram 47% a mais, o equivalente ao trabalho extra de 189 pessoas. Atualmente, há 4401 processos em tramitação na vara. Outro importante aporte vem da tecnologia. A Vara de Execuções Penais da comarca de Chapecó é pioneira na realização de videoaudiências com presos, diretamente do complexo prisional. O sistema entrou em funcionamento em junho do ano passado e garante agilidade aos processos e economia ao governo por diminuir a necessidade de deslocamentos dos internos.

Parcerias

A administração do Presídio Regional de Chapecó é responsável pelas audiências admonitórias (liberação de apenados). Os diretores das unidades prisionais do município receberam certificado digital para anexar os pedidos e comunicações (progressão de pena, saída temporária, fuga, transferência...) diretamente no processo, através do peticionamento eletrônico, iniciativa pioneira em Santa Catarina, que substituiu o malote digital.

As penitenciárias formulam os pedidos, como progressão de pena e saídas, com 60 dias de antecedência para que o benefício seja aplicado antes do vencimento do prazo. Tudo graças à digitalização dos processos. Há cinco anos, os serviços da Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) se juntou à estrutura. Dessa forma, as psicólogas e assistentes sociais acompanham o cumprimento de penas alternativas e apenados do regime aberto, desafogando a unidade.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro