Lê Notícias - Região - Dário Berger quer fim do “labirinto tributário” no Brasil
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Sebrae

Dário Berger quer fim do “labirinto tributário” no Brasil

Por: LÊ NOTÍCIAS
09/03/2020 09:21
Assessoria Senador Dário Berger Senador argumenta que deve haver um sistema de tributação mais justo e eficiente para o Brasil Senador argumenta que deve haver um sistema de tributação mais justo e eficiente para o Brasil

O senador Dário Berger (MDB-SC), presidente da Comissão de Educação no Senado, defendeu nesta semana um sistema de tributação mais justo e eficiente para o Brasil e o fim do que chama de “labirinto tributário”.

“O Brasil, todos sabemos, é um país totalmente complicado para fazer negócios por diversas razões. Porém, a principal delas é, sem dúvida, o sistema tributário. Desde a promulgação da Constituição de 1988 foram editadas mais de 390 mil novas normas tributárias federais, estaduais e municipais. Isso é um descalabro”, destacou Dário.

De acordo com dados apresentados pelo senador, estima-se que uma empresa brasileira tenha que lidar em média com mais de quatro mil normas tributárias.

“No ano passado havia 63 tributos em vigor, além de 97 obrigações acessórias. O fato real é que no Brasil, as empresas vivem num labirinto tributário enfrentando muitas dificuldades dada a complexidade do sistema”, aponta Berger.

Uma empresa de médio porte no Brasil gasta em média quase duas mil horas por ano com atividades relacionadas ao pagamento de impostos. Isso equivale a quase 80 dias de trabalho ininterruptos, 24 horas por dia. Enquanto isso, o tempo médio gasto com tributos nos países da América Latina e do Caribe é de 332 horas anuais.

A carga tributária brasileira, segundo Dário Berger, está próxima de 36% do PIB (Produto Interno Bruto), que é a soma de todas as riquezas do país.

"Temos carga tributária alta e serviços públicos de péssima qualidade. Isso é resultado de anos com governos burocráticos e ineficientes ”, completa.

Até início do mês de março, a União, estados e municípios, já arrecadaram mais de R$ 500 bilhões em impostos. Em 2019, os brasileiros pagaram R$ 2,5 trilhões em tributos.

"É muito imposto para um retorno em serviços públicos muito deficitário. Isso tem que acabar", cobrou Dário Berger.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Unochapecó
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro