Close Menu

Busque por Palavra Chave

Deputado Marcos Vieira elogia decisão que permite funcionamento do setor agrícola de SC

Por: LÊ NOTÍCIAS
24/03/2020 10:57
ALESC Portaria do governo do Estado com as regras para as indústrias foi publicada nesta segunda-feira (23) Portaria do governo do Estado com as regras para as indústrias foi publicada nesta segunda-feira (23)

O deputado Marcos Vieira (PSDB) comentou a portaria publicada pelo governo estadual que autoriza o funcionamento da cadeia produtiva do agronegócio durante a pandemia de coronavírus em Santa Catarina. No decreto anunciado pelo governador no domingo (22) e publicado nesta segunda-feira, todo o setor, que até então não havia sido considerado essencial, fica autorizado a operar normalmente.
Na semana passada, a situação havia gerado reações e fez com que o deputado solicitasse uma reconsideração por parte do governo, que veio agora.

"O governo atendeu aos apelos do setor e evita assim que uma eventual paralisação total causasse o colapso em um setor que responde por 30% do PIB catarinense e por cerca de 70% das nossas exportações. Além disso, causaria o desabastecimento em questão de poucos dias, gerando ainda mais problemas para os catarinenses. Felizmente, o governo voltou atrás e amenizou as perdas dos produtores rurais, que como todos os demais setores já sofrerão prejuízos vultuosos com toda esta crise mundial sem precedentes", ressaltou o deputado Marcos Vieira.

Presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Alesc, o deputado Marcos Vieira tem sido um defensor atuante da cadeia produtiva de Santa Catarina, em especial do agronegócio. No ano passado, foi protagonista na revisão dos incentivos fiscais do setor, garantindo benefícios tributários para produtores de dezenas de itens, entre eles carnes suínas e de frango, erva mate, laticínios, entre tantos outros. E esteve na linha de frente pela Assembleia Legislativa contra o pleito do governo estadual de encerrar a isenção fiscal dos chamados defensivos agrícolas, que passariam a pagar ICMS de 17% no Estado. No início do mês, inclusive, o deputado presidiu uma audiência pública histórica na Alesc, a maior da história do parlamento catarinense, reunindo quase 2 mil produtores rurais para dizer não ao aumento de impostos nos defensivos agrícolas, e que fez o governo recuar da intenção inicial.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro