Close Menu

Busque por Palavra Chave

Casan analisa potabilidade da água após derramamento de resíduos atingir rio Jacu em Xaxim

Por: LÊ NOTÍCIAS
16/04/2020 17:33 - Atualizado em 16/04/2020 17:36
Arquivo/LÊ Estação de Tratamento de Água da Vila Diadema faz captação de água do rio Jacu Estação de Tratamento de Água da Vila Diadema faz captação de água do rio Jacu

Em nota de esclarecimento enviada à imprensa nesta quinta-feira (16), a Casan informou que tomou todas as medidas operacionais necessárias para manter a potabilidade da água distribuída após incidente registrado em empresa transportadora de Xaxim. “Tão logo a Companhia foi alertada por moradores a respeito de cheiro diferente na água, os técnicos iniciaram a operação de descargas na rede e cavaletes como medidas preventivas. Análises laboratoriais realizadas tanto na água bruta quando na água tratada demonstraram que todos os padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde estão sendo obedecidos, não podendo causar qualquer dano à saúde pública, conforme laudos que serão entregues à Prefeitura de Xaxim e ao órgão regulador”, diz a nota.

Ainda, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento lamentou o incidente ocorrido com empresa transportadora localizada em Vila Diadema, que acabou gerando o despejo em vala de drenagem pluvial na BR-282, escorrendo para o rio Jacu, um dos mananciais usados para captação de água bruta.

Acionadas, a Vigilância Sanitária Municipal e a Estadual, a Defesa Civil, a Polícia Ambiental, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS) tomaram as medidas legais cabíveis com relação à autuação da empresa geradora do dano ambiental.

A Casan, por fim, sugeriu aos usuários que “caso percebam qualquer anormalidade no cheiro da água, façam descarte de seus reservatórios como medida de precaução”.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro