Close Menu

Busque por Palavra Chave

Rede Feminina de Xaxim agora conta com enfermeira

Por: LÊ NOTÍCIAS
17/03/2017 13:55 - Atualizado em 17/03/2017 13:57
Vereadora Lula Fonini agradeceu ao Executivo por ceder funcionária (Foto: Câmara de Vereadores de Xaxim) Vereadora Lula Fonini agradeceu ao Executivo por ceder funcionária (Foto: Câmara de Vereadores de Xaxim)

Na reunião de terça-feira (14), a vereadora Maria de Lourdes Fonini, Dona Lula, teve indicação aprovada por todos os vereadores da Câmara de Vereadores de Xaxim para que se envie ofício ao prefeito Lirio Dagort agradecendo pela cedência de uma enfermeira 20 horas semanais à Rede Feminina de Combate de Câncer de Xaxim, que iniciou os trabalhos nesta semana.

Dona Lula, em defesa da sua indicação, explicou que muitas mulheres xaxinenses procuram a Rede Feminina para fazer o exame preventivo por se sentirem mais a vontade no local, mas a demanda do atendimento diário é muito grande. Em 2016 foram realizados 1.335 exames, porém, durante o período que não havia enfermeira atendendo na Rede, 60 mulheres não puderam realizar os exames, sendo encaminhadas às unidades de Saúde ou médicos particulares. O atendimento mensal chega a 100 por mês e conforme a Legislação, a coleta do preventivo precisa obrigatoriamente ser realizada por profissional de enfermagem.

A vereadora reiterou o importante trabalho desenvolvido pela Rede, que tem por objetivo prevenir o câncer de colo de útero, realizar diagnóstico precoce do câncer de mama e apoiar pacientes mastectomizadas. “A Rede iniciou os trabalhos na minha casa, com consultório durante quatro anos e depois graças ao empenho e dedicação das voluntárias na realização de eventos, artesanato, entre outras ações, a Rede conquistou outro espaço e futuramente sede própria”. Além disso, Dona Lula destacou o importante papel que a Rede desenvolve desde a prevenção, tratamento e pós-tratamento.

O presidente da Mesa, Agenor Junior Maier, explicou que o Lions também sempre esteve empenhado em auxiliar a Rede Feminina, inclusive com a doação de dinheiro para realização de mamografia. “Embora sempre ajudássemos, nunca conseguimos aliviar as filas, pois os pedidos de mamografias são constantes. O importante mesmo é conquistar o aparelho de mamografia para que esses exames sejam realizados aqui e apenas o laudo seja dado por um médico especialista”.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro