Close Menu

Busque por Palavra Chave

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Plantio de novas espécies melhora arborização urbana de Chapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
05/06/2020 18:09
Prefeitura de Chapecó Centenas de árvores foram plantadas no prolongamento da avenida Getúlio Vargas Centenas de árvores foram plantadas no prolongamento da avenida Getúlio Vargas

Há cinco anos Chapecó trabalha em um novo padrão de arborização para a cidade, com plantio e replantio de espécies adequadas para a estrutura de cada espaço público, sejam ruas, parques, praças e avenidas centrais. A ação é coordenada pelas Secretarias de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Sedema) e de Infraestrutura Urbana (Seinfra). Nesta semana, iniciou um replantio de exemplares faltantes ou danificados em locais já arborizados de diversos pontos da cidade. Conforme levantamento realizado, aproximadamente 500 árvores serão plantadas em canteiros centrais. A melhoria da arborização urbana contempla também as praças, parques e áreas verdes.

Somente nesta semana foram plantados 150 Ipês Roxo e Amarelo no canteiro central da avenida Getúlio Vargas, na região do Loteamento Avenida, entre o Shopping e o Monumento Centenário. Na semana passada, foi realizado um plantio de aproximadamente 200 árvores, de espécies nativas frutíferas, em uma área verde do bairro Seminário. Entre as espécies: pitangueira, cerejeira, uvaia, guavirobeira e guabijú. “Nos últimos cinco anos foram plantadas aproximadamente 2.500 árvores, principalmente nos canteiros centrais de Chapecó. Só neste ano, aproximadamente 400 exemplares foram plantados. Depois do plantio, monitoramos e acompanhamos a condição fitossanitária de todas as árvores colocadas”, complementou o engenheiro agrônomo, Fábio Antônio Pit.

Replantio e Complementação de Arborização do Parque Colina Verde

Em novembro de 2019 foi realizado o plantio de aproximadamente 300 árvores no Parque Colina Verde, localizado no bairro Belvedere (loteamento Colina Verde). Na segunda semana de maio foi feita uma complementação com o plantio de cerca de 50 mudas de árvores nativas para conclusão do projeto inicial de arborização idealizado para o local.

Plantio na Av. Porto Alegre

A Prefeitura de Chapecó realizou há cerca de cinco anos um plantio de Pau-ferro (Libidibia ferrea), espécie mais adequada para formar o novo padrão de arborização da avenida Porto Alegre. Os exemplares de Pau-ferro encontram-se na sua totalidade bem desenvolvidos, com 143 exemplares ao longo dos quatro mil metros de canteiro central desta avenida.

Em locais onde os exemplares do padrão de cada rua estiverem sofrendo competição com os exemplares antigos, será feita a supressão do mais antigo para dar lugar a árvore nova e não comprometer seu desenvolvimento. Vale também para as árvores que estão apresentando problemas fitossanitários ou que estão oferecendo risco. “Nesse sentido, foram levantadas aproximadamente 108 árvores que precisam ser substituídas, das cerca de 4900 árvores plantadas. Essa supressão será feita de forma gradual, ao longo dos próximos três anos”, explicou Fábio Pit.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro