Por Janquieli Ceruti
Xaxim – O lazer e a aprendizagem de 140 crianças matriculadas no Ceim Virgínia Riboli, no bairro primavera, ganhou um aditivo a mais na última semana. A antiga casinha de madeira, que estava em péssimo estado, foi substituída por uma nova: maior, mais resistente e mais bonita. O presente foi construído, pago e entregue por voluntários do Comitê “Amigo Energia”, que integra a Fundação Aury Luiz Bodanese e que é mantedora da Cooperativa Central Aurora Alimentos. Os 13 voluntários deste Comitê, todos xaxinenses e funcionários do frigorífico municipal, já prestam serviços gratuitamente ao Ceim pelo segundo ano e, desta vez, a iniciativa foi confeccionar a nova casinha.
Para que o sonho das crianças pudesse ser realizado, os voluntários reutilizaram um material resistente, que é usado na construção da parte externa dos frigoríficos. “Tiramos ele da fábrica e construímos a casinha. O material utilizado se adapta à temperatura, o que trará conforto aos pequenos. São 4m², espaço suficiente para que várias crianças possam brincar e aprender ao mesmo tempo”, expôs o encarregado de produção, Luiz Carlos Zimbzuski, que é coordenador do Amigo Energia.
Conforme a diretora do Ceim, Rosangela Tomé, no último ano a unidade escolar promoveu a venda de cachorros-quentes para arrecadar dinheiro para a instituição. Na ocasião, a direção pediu o apoio da Aurora e foi convidada pela empresa para uma conversa com coordenadores, que se dispuseram a fazer ainda mais pelo grupo. De lá para cá diversas ações já aconteceram, a exemplo da reforma de banheiros, limpeza de espaços, festa a fantasia e agora a entrega da casinha. “Eles são muito importantes para nós e nossas crianças. Elas estão muito animadas, o que contribui para a atenção já que são contadas histórias dentro da casinha. É possível estimular o lúdico da criança dentro deste espaço, além do toque, da percepção, do convívio, entre tantos outros benefícios”, completa Rosangela.
O trabalho dos voluntários acontece sempre fora do expediente, mas eles não se mostram cansados, pelo contrário, é nítido o entusiasmo de todos. “Isso é gratificante para nós, pois vejo a alegria no rosto dos professores e das crianças. É muito bom fazer algo para a sociedade sem a intenção de receber algo em troca. Nós ficamos felizes com a felicidade deles”, destaca Luiz Carlos.
A expectativa de vida da casinha não é possível de prever, mas conforme Luiz Carlos é de décadas, já que o frigorífico da Aurora Alimentos de Quilombo conta com o mesmo material há mais de 20 anos. “Queremos acompanhar o crescimento das crianças e que muitas possam brincar na casinha. Vamos dar continuidade aos trabalhos e definir mais projetos para esse ano”, conclui o coordenador, que destaca que há cerca de 90 voluntários na empresa divididos em diferentes grupos de ação.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro