Lê Notícias - Xaxim - Voluntários doam casinha ao Ceim Virgínia Riboli
Close Menu

Busque por Palavra Chave

SONHO REALIZADO

Voluntários doam casinha ao Ceim Virgínia Riboli

Crianças receberam presente com grande animação no bairro Primavera
Por: Janquieli Ceruti
06/04/2017 10:33 - Atualizado em 06/04/2017 10:34
Voluntários destacaram satisfação enquanto instalavam a casinha (Fotos: Janquieli Ceruti/LÊ) Voluntários destacaram satisfação enquanto instalavam a casinha (Fotos: Janquieli Ceruti/LÊ)

Por Janquieli Ceruti

Xaxim – O lazer e a aprendizagem de 140 crianças matriculadas no Ceim Virgínia Riboli, no bairro primavera, ganhou um aditivo a mais na última semana. A antiga casinha de madeira, que estava em péssimo estado, foi substituída por uma nova: maior, mais resistente e mais bonita. O presente foi construído, pago e entregue por voluntários do Comitê “Amigo Energia”, que integra a Fundação Aury Luiz Bodanese e que é mantedora da Cooperativa Central Aurora Alimentos. Os 13 voluntários deste Comitê, todos xaxinenses e funcionários do frigorífico municipal, já prestam serviços gratuitamente ao Ceim pelo segundo ano e, desta vez, a iniciativa foi confeccionar a nova casinha.

Para que o sonho das crianças pudesse ser realizado, os voluntários reutilizaram um material resistente, que é usado na construção da parte externa dos frigoríficos. “Tiramos ele da fábrica e construímos a casinha. O material utilizado se adapta à temperatura, o que trará conforto aos pequenos. São 4m², espaço suficiente para que várias crianças possam brincar e aprender ao mesmo tempo”, expôs o encarregado de produção, Luiz Carlos Zimbzuski, que é coordenador do Amigo Energia.

Conforme a diretora do Ceim, Rosangela Tomé, no último ano a unidade escolar promoveu a venda de cachorros-quentes para arrecadar dinheiro para a instituição. Na ocasião, a direção pediu o apoio da Aurora e foi convidada pela empresa para uma conversa com coordenadores, que se dispuseram a fazer ainda mais pelo grupo. De lá para cá diversas ações já aconteceram, a exemplo da reforma de banheiros, limpeza de espaços, festa a fantasia e agora a entrega da casinha. “Eles são muito importantes para nós e nossas crianças. Elas estão muito animadas, o que contribui para a atenção já que são contadas histórias dentro da casinha. É possível estimular o lúdico da criança dentro deste espaço, além do toque, da percepção, do convívio, entre tantos outros benefícios”, completa Rosangela.

O trabalho dos voluntários acontece sempre fora do expediente, mas eles não se mostram cansados, pelo contrário, é nítido o entusiasmo de todos. “Isso é gratificante para nós, pois vejo a alegria no rosto dos professores e das crianças. É muito bom fazer algo para a sociedade sem a intenção de receber algo em troca. Nós ficamos felizes com a felicidade deles”, destaca Luiz Carlos.

A expectativa de vida da casinha não é possível de prever, mas conforme Luiz Carlos é de décadas, já que o frigorífico da Aurora Alimentos de Quilombo conta com o mesmo material há mais de 20 anos. “Queremos acompanhar o crescimento das crianças e que muitas possam brincar na casinha. Vamos dar continuidade aos trabalhos e definir mais projetos para esse ano”, conclui o coordenador, que destaca que há cerca de 90 voluntários na empresa divididos em diferentes grupos de ação.


Outras Notícias
Alesc - Agosto 2024
Prefeitura Floripa Outubro
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro