Close Menu

Busque por Palavra Chave

Polícia Federal realiza apreensão em Xaxim em operação contra tráfico internacional de drogas em portos de SC

Por: LÊ NOTÍCIAS
06/10/2020 10:18 - Atualizado em 06/10/2020 10:19
Polícia Federal Polícia Federal cumpre oito mandados de busca e apreensão em endereços localizados em Itajaí, Navegantes e Xaxim, no Oeste do Estado Polícia Federal cumpre oito mandados de busca e apreensão em endereços localizados em Itajaí, Navegantes e Xaxim, no Oeste do Estado

Duas operações deflagradas na manhã desta terça-feira (06) tentam desarticular grupos criminosos que utilizam os portos de Santa Catarina para enviar drogas para fora do país. As ações são coordenadas pela Polícia Federal (PF) de Itajaí, com a participação da Receita Federal.

A primeira operação, batizada de “The Wall II”, mira a exportação de cocaína no porto de Itajaí com destino aos países europeus. Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em empresas e residências de sócios e de funcionários diretamente envolvidos no crime.

Chamada de “Intrusão”, a segunda operação investiga motoristas de caminhão e funcionários suspeitos de usarem os portos de Itajaí e Navegantes desde 2018 para a exportação de cerca de 1,5 toneladas de cocaína.

De acordo com as investigações da polícia, os casos contaram com a participação de pessoas envolvidas no dia a dia de terminais portuários de Santa Catarina. Os agentes cumprem dois mandados de prisão preventiva, um mandado de prisão temporária e oito de busca e apreensão em endereços localizados em Itajaí, Navegantes e Xaxim, no Oeste do Estado.


Mandados de busca e apreensão:

Xaxim: 1

Navegantes: 1

Itajaí: 6

Mandados de prisão:

Itajaí: 3


The Wall II

Com início em janeiro passado, a primeira fase da operação apreendeu 935 quilos de cocaína no porto de Itajaí. A droga estava escondida em uma carga de argamassa e iria para a Bélgica, informou a PF. Durante a investigação foram encontrados indícios da participação da trading responsável pela exportação e uma empresa de logística contratada para entrega da carga.

A operação recebeu esse nome porque um dos suspeitos já havia sido investigado na Operação The Wall, deflagrada em 27 de agosto de 2019.


Intrusão

Nesta primeira fase, a polícia busca desarticular as atividades criminosas que ocorreram entre 2018 e 2020. A primeira apreensão, de 932 quilos de cocaína, ocorreu em 22 de outubro de 2018 no porto de Santos. Conforme as investigações, o contêiner foi embargado em um navio de carga no porto de Navegantes e seu destino final também era a Bélgica.

Segundo a PF, o motorista que levou o contêiner até o Porto de Navegantes com a ajuda de um funcionário. A tática do grupo baseava em jogar a droga ao mar para posterior recuperação.

“No contêiner foram encontrados itens como bolsas de flutuação, sinalizadores e GPS, o que auxiliaria no resgate da droga na costa da Europa”, informou a PF em nota divulgada na manhã desta terça.

A segunda empreitada envolveu dois motoristas que ingressaram no terminal portuário de Navegantes para tentar ocultar 445 quilos de cocaína em um contêiner com destino à Europa em 29 de novembro do ano passado. Na tentativa, um integrante da facção foi preso em flagrante. Dois motoristas de caminhão que atuaram em conjunto com o preso foram identificados.

A última apreensão ocorreu novamente em Itajaí, em fevereiro deste ano. Na época, o Serviço de Vigilância Aduaneira da Receita Federal, ao inspecionar o interior de uma estrutura dentro do porto, realizou mais uma apreensão de cocaína. Um motorista e auxiliares foram identificados.

Participam das ações 40 policiais federais e quatro servidores da Receita Federal. Os investigados poderão responder por associação tráfico de drogas (artigos 33 e 35 da Lei nº 11.343/06).


Com informações do G1.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro