Close Menu

Busque por Palavra Chave

Usina Foz do Chapecó completa uma década de existência

Por: LÊ NOTÍCIAS
14/10/2020 10:24
Foz do Chapecó Em 14 de outubro de 2010, a a hidrelétrica iniciou suas atividades de produção de energia elétrica Em 14 de outubro de 2010, a a hidrelétrica iniciou suas atividades de produção de energia elétrica

Há 10 anos, no dia 14 de outubro de 2010, era acionada a primeira das quatro turbinas da usina Foz do Chapecó. A data marca o início das atividades da hidrelétrica. Devido à pandemia, as comemorações serão apenas internas e virtuais entre os colaboradores.

Nessa década de operação, a usina já produziu mais de 40 gigawatts de energia, o que é suficiente para abastecer 200 milhões de lares. Além da geração, a Foz do Chapecó também contribuiu para o desenvolvimento dos municípios do seu entorno. Nesse período, a empresa pagou cerca de R$ 220 milhões em Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos (CFURH). Conforme a legislação, atualmente, os municípios recebem 65% desse valor e podem aplicar livremente. A CFURH também é chamada de royalties e será paga durante os 30 anos de concessão da usina.

A Foz do Chapecó destina recursos também para ações sociais. Desde 2012, a empresa apoia projetos via leis de incentivo fiscal em um montante que chega a quase R$ 21 milhões. Esses recursos são investidos em projetos de inclusão social, educacionais ou culturais que abrangem, principalmente, crianças e idosos dos municípios do entorno da Foz do Chapecó.

Durante essa década de atividade, a empresa também destinou recursos para a preservação ambiental e recuperação de áreas degradadas. Desde o início da implantação do empreendimento e se estendendo pelos próximos 10 anos, período de vigência da licença de operação, a empresa tem o compromisso de manter programas ambientais que monitoram, recuperam e preservam aspectos da fauna e da flora. Entre os destaques desses programas, está o de repovoamento do reservatório. Cerca de 200 mil alevinos de espécies nativas são soltos todos os anos no lago da usina.

A Foz do Chapecó tem como prioridade a segurança operacional da barragem e de todos os colaboradores, cumprindo à risca a Política Nacional de Segurança de Barragem. “Trabalhamos sempre com o objetivo de atender as questões legais, ambientais e de segurança. Mantemos canais abertos com a comunidade e interagimos com o dia a dia do nosso entorno, sempre visando um relacionamento de respeito mútuo. Para os próximos anos, reafirmamos o nosso compromisso de sempre atuar dentro dessas premissas”, afirma o diretor da Foz do Chapecó Energia, Otávio Luiz Rennó Grilo.

A USINA

A Foz do Chapecó Energia está localizada no rio Uruguai, entre os municípios de Alpestre e Águas de Chapecó. Possui uma potência instalada de 855 MW, equivalente a 25% do consumo de energia do Estado de Santa Catarina ou 18% do consumo do Rio Grande do Sul; suficiente para abastecer mais de cinco milhões de lares. Possui quatro unidades geradoras e sua barragem tem 598 metros de extensão e 48 metros de altura. O reservatório possui 131 km de extensão. Ao todo, a Foz do Chapecó abrange 14 municípios, sendo dois na área de vazão reduzida do rio.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro