Close Menu

Busque por Palavra Chave

Vieses e consensos | O futebol é muito maior que a política

Por: Ralf Zimmer Junior
26/11/2019 14:00
Tamanho da fonte: A A

O “terceiro” e mais bonito gol de “Gabigol” quando da épica conquista da América pelo Flamengo no sábado foi marcado ao ignorar o ajoelhar do governador do Rio, no campo em Lima, logo após o apito final.

Nos anos 70, os governos militares de Brasil e Argentina buscaram “colar” na imagem das respectivas seleções. O título que os argentinos roubaram em 78 bem demonstra essa busca da política pelo futebol. Mas não é bem simples assim.

O futebol é muito maior que a política. Somente quem frequenta estádios de futebol sabe o que é aquele abraço genuíno em quem grita gol ao seu lado, pouco importando a cor, o credo, as preferências políticas ou sexuais. A paixão por um time deixa para trás diferenças quaisquer. Quando se trata de Flamengo então, em que o botafoguense e palmeirense Jair tentou surfar, fato é que a onda é grande demais para ele e para qualquer outro que queira se promover, como seu (ex) amigo Witzel, nas costas de uma nação que tem uma paixão arraigada pelas cores de seu clube e nada mais. Como diria o ditado... religião, política e futebol não se discute... ao menos uma coisa é certa, no Brasil, o futebol é maior e nos une mais que a política... e até mesmo os ateus diriam: graças a Deus!


Sicoob 2018 - Home
Vederti Chapecó
Prefeitura de Palhoça 2
Rech

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plíno Arlindo Nês, 1105, Sala, 202, Centro