Close Menu

Busque por Palavra Chave

Disputa pela Prefeitura de Xanxerê está aberta; Vereadores de Xanxerê cumprem agenda em Brasília; A situação dos partidos a partir da nova política

Por: Weliton G. Lins
30/11/2018 14:31
Tamanho da fonte: A A

Candidato

A disputa pela Prefeitura de Xanxerê promete ser acirrada a medida em que a eleição se aproxima. Com nomes importantes da cidade, tanto do meio empresarial, como do meio político, pretendendo ocupar o lugar, hoje ocupado pelo prefeito Avelino Menegolla, a disputa promete ser aberta e cheia de emoções.

Apertado

O resultado de 2016 foi apertadíssimo. Numa diferença registrada de 24 votos, por pouco o MDB, de Biasus e companhia limitada, não levou a disputa, contra o grupo de Gelson Merisio (PSD) e seus conveniados. Passados quase 2 anos de mandato, os que venceram observam e exaltam o trabalho feito até aqui. Com Avelino cansado, dificilmente o alcaide irá à reeleição, o que abre um espaço importante, na busca pela sua sucessão.

Naturalmente

Após ver a eleição escapar por 24 votos, e lutando contra todo o poderio de Merisio e amigos, Biasus ganhou luz ao final do processo. De vereador a quase prefeito, o ex-candidato, pouco tempo depois, se tornou secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina e, de quebra, ganhou luz e altura, ao fazer um trabalho reconhecidamente produtivo, dando continuidade ao legado deixado por Carlos Chiodini, ex-secretário da pasta.

Partidos

Não são poucas as opções que os eleitores terão na próxima eleição. Fortalecidos em suas bancadas e convictos de que precisam ocupar o maior espaço possível, dentro da política catarinense, partidos novos e tradicionais, se preparam para o que há de vir, 2020 é logo ali. Buscando nomes e lideranças, usam da influência conquistada através do eleitor, para sensibilizar, e melhorar seus quadros.

Fusões

Com algumas fusões a vista, o cenário ainda não é tão claro. A partir da bancada federal, o que acontecerá no Estado será definido. O mesmo partido do Sul, pode não ser o mesmo partido do Norte, nisso está a parte mais complicada. Luciano Buligon, prefeito de Chapecó, experimentou isso esse ano. Seu simples posicionamento, de decidir declarar voto em Jair Bolsonaro, lhe rendeu a expulsão do PSB, partido pelo qual militava até pouco tempo atrás.

Em Brasília

Cumprindo agenda na capital federal, os vereadores Lenoir Tiecher e Adriano De Martini (Adrianinho) estiveram visitando os Ministérios das Cidades e Desenvolvimento Social. Na oportunidade, verificaram o andamento dos programas sociais do município. Já no Ministério das Cidades, receberam informações dos projetos em andamento em Xanxerê, em especial o programa de revitalização que há mais de cinco anos está parado no município, projetos das chácaras 264 e 242. A justificativa da viagem é que os vereadores estão cobrando o retorno dessa obra importante para os bairros Bela Vista e São Romero, conforme eles mesmos afirmam.


Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech
Publicações Legais

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro