Close Menu

Busque por Palavra Chave

Saber decidir é uma virtude; A escolha de Jair Bolsonaro; A personalidade de Moisés; Lucas Esmeraldino longe

Por: Weliton G. Lins
07/12/2018 14:07
Tamanho da fonte: A A

Escolhas

Fazer escolhas na vida, decidir sobre algo, ou alguma situação, é um dos melhores exemplos do que é a essência do ser humano, poder de decisão, o chamado livre arbítrio, que todos sabem que tem, e pousos usam de fato.

Fator

O principal fator, fundamental, não é somente ter o poder de decisão, mas sim saber decidir. Em muitos casos, o poder que é dado, pouco é aproveitado, e a situação não muda, por falta de atitude, por parte de quem, tem nas mãos, o poder para decidir.

Não é simples

Por mais que seja prático, não é tão simples quanto parece. Em certo momento, poderá agradar, em outro momento poderá desagradar, e assim segue o jogo, quem decide, sempre deixará um lado triste. Na política, não é diferente. O poder de decisão de alguém, jamais trará uma unanimidade. Há não ser que haja uma negociação, e ela seja boa para os dois lados.

Escolhe Moisés

Abraçado ao discurso da mudança, que tanto defendeu, pregou e apregoou durante a campanha, Moisés da Silva, futuro governador, vive um dilema em relação a montagem do seu futuro governo. Sabe que suas decisões estão sendo observadas de perto e que, a partir do momento em que permitir o questionamento, poderá ouvir o que não quer. Quem sabe seja esse o motivo de não querer se comunicar com a imprensa.

Escolhe Jair

Jair Bolsonaro, muito mais experiente que Moisés, até porque tem uma história pública de quase 30 anos, tem sido mais firme em suas decisões, mas como não pode fugir de questionamentos, muitas das vezes tem tido que se explicar e até voltar atrás em algumas questões. Ao montar um governo, com um time técnico, Bolsonaro tem deixado muita gente que esteve com ele até aqui, de fora do governo que irá assumir. Com a palavra, Magno Malta.

Mui amigo

Amigo pessoal, parceiro de caminhada, companheiro de estrada, Magno Malta tinha tudo pra estar com Bolsonaro no próximo governo, ocupando um cargo no 1º escalão. Acontece que o ditado “amigos, amigos, negócios a parte”, está sendo a realidade da relação entre o até então deputado e o senador capixaba. Ao ser questionado sobre a não indicação de Malta para ocupar um ministério, Bolsonaro disse que não é adequado indicar o senador. Fez valer seu poder de decisão. Mostrou personalidade.

Mui amigo II

Em Santa Catarina, o exemplo não é muito diferente. Lucas Esmeraldino, presidente do PSL catarinense, partido do futuro governador, responsável pela candidatura de Moisés, e grande arquiteto do plano de governo, também não terá a posição de destaque no governo, que todos pensavam que teria. Apontado pra ser o principal nome depois de Moisés, Lucas não foi nem anunciado até o presente momento e, ao mesmo tempo, vê secretarias importantes serem ocupadas, enquanto aguarda seu lugar. Moisés faz valer seu poder de decisão. Mostra personalidade.

Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech
Publicações Legais

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro