Close Menu

Busque por Palavra Chave

PRB diferente em SC; Deputados são pressionados a encarar 2020; O desejo de cumprir o mandato

Por: Weliton G. Lins
10/12/2018 11:18
Tamanho da fonte: A A

Articulando

Depois de eleger dois representantes, um para a esfera estadual, e outro para a esfera federal, o PRB, partido ligado a Igreja Universal, que sempre teve muita força dentro da política, se prepara para alçar voos maiores a partir do próximo ano. Eleito deputado federal mais votado de Santa Catarina, Hélio Costa é hoje a figura de maior destaque dentro do partido. Sergio Motta, eleito deputado estadual, e atual presidente da sigla, comanda tudo, e assim o PRB cresce.

Disposição

Em entrevista concedida na última semana, ao jornalista Upiara Boschi, no Cabeça de Político, perguntado sobre a disposição de concorrer a Prefeitura de Florianópolis em 2020, Hélio Costa disse não ser esse seu objetivo. O deputado pretende cumprir os 4 anos de mandato em Brasília.

Normal

É normal que seja esse o desejo do deputado, já que é esse também o desejo da população, em relação aos representantes eleitos, no último processo eleitoral. O eleitor quer ver o deputado, ou a deputada que escolheu, cumprindo o mandato para o qual o elegeu. Acontece que dentro da forma política de pensar, quanto maior você ficar, mais encurtado seu caminho poderá ser e, em breve, dependendo do tamanho que o candidato alcançar, poderá estar num lugar muito maior.

Exemplo

Um exemplo simples desse tipo de situação, é o agora governador eleito do Estado de São Paulo, João Dória. Depois de jurar não deixar a Prefeitura de São Paulo, e cumprir o mandato até o final, o tucano, se vendo na possibilidade de alçar um voo maior, renunciou a prefeitura e candidatou-se ao Governo do Estado, conseguiu chegar a outro patamar, de uma forma mais rápida, do que levaria se cumprisse sua palavra.

Realidade

Em Santa Catarina, são vários os candidatos eleitos, que pressionados desde já, sabem que poderão ter que encarar outra disputa, já no próximo processo eleitoral, que é 2020. Não por eles, mas pelos partidos que representam, pela ocupação de espaços, da qual a política é arte, pelo vácuo deixado em alguns lugares. Com uma eleição totalmente aberta em muitos municípios, tudo pode acontecer.

2020

Rodrigo Coelho, eleito deputado federal pelo PSB, poderá concorrer à Prefeitura de Joinville. Caroline de Toni, eleita deputada federal pelo PSL, poderá concorrer à Prefeitura de Chapecó. João Amin, eleito deputado estadual pelo PP, poderá concorrer à Prefeitura de Florianópolis. Ricardo Alba, eleito deputado estadual pelo PSL, poderá concorrer à Prefeitura de Blumenau. Fernando Krelling, eleito deputado estadual, poderá concorrer à Prefeitura de Joinville. Entre outros casos, Estado afora, que em suas particularidades locais, poderão trazer surpresas.

Opção

Candidato a deputado estadual, tendo feito 7.957 votos, o atual vereador de Chapecó Jatir Balbinot, não pensa em disputar um novo mandato em 2020. Depois da experiência obtida, com a candidatura a deputado estadual, o pedetista pensa em ir mais longe em 2020, ou então, recolher-se. Considera disputar na majoritária ou então ficar fora da disputa. Advogado bem sucedido, Jatir é desprendido e não tem na política seu principal ganho. Sabe discernir.


Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech
Publicações Legais

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro