Close Menu

Busque por Palavra Chave

Deputados e senadores empossados; Confusão no Senado e a velha política; Sentimento de mudança e o jogo de Júlio Garcia

Por: Weliton G. Lins
04/02/2019 14:52
Tamanho da fonte: A A

Empossados

Deputados estaduais, deputados federais e senadores viveram um dia histórico na última sexta-feira, depois de serem empossados, com pompa, esperança e sentimento de um novo Brasil. Um dia histórico e marcante, que lembrado por duas eleições específicas, entrou pra história da política brasileira.

Confusão

Depois de uma eleição tranquila na Câmara dos Deputados, a eleição para a mesa diretora do Senado foi totalmente diferente. Numa espécie de “tudo pelo poder”, alguns senadores protagonizaram cenas que poderíamos pedir para esquecer, mas que jamais serão esquecidas.

Confusão II

Teve de tudo. Senador ameaçando senador. Pasta de trabalhos da sessão sendo roubada. Bate-boca e debates acalorados e muita, muita enrolação, protelação e revolta. Além de tudo isso, como se não fosse suficiente, teve fraude também.

Desfecho

O desfecho de toda a história, pode se dizer, foi positivo. Vitória de Davi, derrota de Golias. Quem tanto articulou, jogou sujo e até tentou ludibriar seus pares, ficou pelo caminho, renunciou à candidatura, quando já não adiantava mais, e teve um dia para esquecer. O nome dele é Renan.

Tempos de paz

Em Santa Catarina, os dias são outros. Os 40 deputados eleitos assumiram seus mandatos e a eleição para a presidência da mesa diretora da Alesc, já não reservava nenhuma surpresa, porque todos sabiam quem mandaria no parlamento catarinense, outra vez.

Sempre Júlio

Júlio Garcia é um ícone. De extrema habilidade política, consegue sempre ter em suas mãos o controle do jogo. Brilhante na arte de articular, o deputado sabe o que dizer, e o momento de fazer isso. Soube se colocar no jogo, mexeu as peças certas e, agora eleito, tem a faca e o queijo na mão pra 2020 e 2022.

Destaque

O destaque desse primeiro momento, do novo tempo da política brasileira, fica por conta da vontade dos eleitos em fazer diferente. Quem sobreviveu e conseguiu a reeleição, sabe que precisa se reciclar, quem chegou agora, sabe o porquê que está lá. Todos entenderam o recado.

Sentimento

Mudança e esperança são palavras que combinam. Sempre que há uma mudança, na maioria das vezes, com ela vem a esperança. A esperança de que algo diferente aconteça, de que as atitudes sejam outras, e os resultados também.


Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech
Publicações Legais

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro