Close Menu

Busque por Palavra Chave

Bancada catarinense se reúne com Conselho das Entidades de Joinville; Janela partidária agita partidos; MDB e PSDB perto de perder cadeira na Câmara de Vereadores

Por: Weliton G. Lins
24/06/2019 11:02
Tamanho da fonte: A A

Emedebistas

Se o MDB, que além de comandar o executivo municipal, na pessoa de Udo Döhler, também comanda o Legislativo, com o vereador Claudio Aragão na presidência, e continua sendo o maior partido hoje na maior cidade de Santa Catarina, também anda dividido, certamente, não serão todos os seus 5 vereadores que permanecerão juntos até o final da legislatura. Alguém deverá abandonar o barco.

Emedebistas II

Com uma convenção, longe de ser decidida em consenso, por mais que se diga que é cedo, mas aonde os nervos já se afloram, e certamente, assim como na estadual, deverá ter uma disputa, os emedebistas tentam se entender e não conseguem. O ex-secretário de Educação, Roque Mattei, que voltou para Câmara para preparar a candidatura à prefeitura, e que espera ser o abençoado de Udo Döhler, mostra-se interessado em presidir o partido na cidade. Richard Erisson, já afirmou o Tá na Rede que estará na disputa. Rodrigo Fachini, do grupo do ex-deputado federal, Mauro Mariani, corre por fora.

Emedebistas III

Nessa disputa interna, os emedebistas poderão perder mais uma cadeira, a disputa se acontecer, deverá deixar rachaduras. Rodrigo Fachini, que vem pensando desde o início do ano em trocar de sigla, principalmente depois que o prefeito Udo Döhler começou a fechar as portas para ele, está quase convencido, de que em outro time, poderá jogar melhor. Mesmo assim, por força da lei, vai esperar.

Recado

A janela só abre no ano que vem e, até lá, muita água vai passar debaixo do Rio Cachoeira.

Janela

Depois de se criar uma expectativa no início do ano, sobre a possibilidade de uma janela partidária em 2019 - aquela que permite parlamentares mudarem de partido -, a ideia foi perdendo força e hoje já não se fala mais nela. Quem via, na abertura da janela, a oportunidade pra mudar de sigla, hoje já se conforma com a ideia, de que terá que esperar 2020 para isso acontecer.

Janela II

Em Joinville, cidade que o Tá na Rede acompanha mais de perto, assim como nas demais cidades, não são poucos os parlamentares, que estão esperando a janela abrir para pular fora. Partidos que brigam internamente poderão perder cadeiras importantes no próximo ano. É o caso do PSDB.

Tucanos

Com duas cadeiras no Legislativo da maior cidade do estado, representados pelos vereadores Odir Nunes e Natanael Jordão, os tucanos da Capital da Dança deverão ficar com apenas uma cadeira entre as 19 existentes. É que o vereador Natanael Jordão, convidado por outras siglas, já pensa em qual partido estará no ano que vem para disputar a reeleição. Vereador eleito em 2016, para o primeiro mandato, Jordão quer no mínimo dobrar a sua votação em 2020. Conta com o apoio da igreja, e se reforçou nesse ano com a chegada do seu mais novo assessor, Kleber Rosa, com forte influência no meio evangélico.

Bancada

O Conselho das Entidades se reúne nesta segunda-feira, mais uma vez, com a bancada dos deputados federais e estaduais do Norte catarinense. Formado pela ACIJ, Ajorpeme, CDL e Acomac, esse será o segundo encontro do Conselho com os novos deputados. Em pauta, Reforma da Previdência, Aeroporto de Joinville, Projeto de Lei Geral de Licenciamento Ambiental e o pacote de segurança pública do ministro Sérgio Moro, entre outros assuntos. A reunião, a portas fechadas, acontece às 8h na sede da Ajorpeme.


Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech
Publicações Legais

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro