Close Menu

Busque por Palavra Chave

Partidos fazem as contas; Números da política em pauta; 2020 e as prefeituras

Por: Weliton G. Lins
09/08/2019 15:07
Tamanho da fonte: A A

Números

Na política, os números sempre ganham destaque. Quem tem o maior número de filiados, de prefeitos, vereadores, deputados, certamente é apontado como o maior partido. É natural, é do jogo. O MDB viveu isso, acredita que vive ainda, por muito tempo. Acontece que, os tempos na política mudaram. O protagonismo de uns, já não é mais o mesmo do que de tempos anteriores. Os partidos tradicionais começam a dividir espaço com os “novos” partidos, que querem mandar no jogo.

Números II

Mesmo assim, planejamento, estratégia, números, combinam. Cada partido tem os seus, vamos a eles. Vou citar 2, dos mais tradicionais, o que pretendem, e um terceiro, que promete deslanchar no ano que vem.

MDB

O novo presidente do MDB catarinense, deputado federal Celso Maldaner, já afirmou que a vontade do partido é ter, no mínimo, 120 prefeitos. O MDB, que ainda é o partido que tem o maior número de prefeituras, busca manter o controle das principais cidades do Estado e, se possível, eleger seus candidatos nos principais polos catarinenses, como, por exemplo, Chapecó, Joinville, Criciúma, Blumenau, Florianópolis e Lages.

PP

Já o PP, capitaneado pelo senador Esperidião Amin, promete eleger em 2020, 40 prefeitos. Esse é o número de prefeituras que o partido pretende comandar a partir de 2021. O senador, que é o nome do partido para disputar o governo em 2022, poderá contar com a ajuda do ex-pessedista Gelson Merisio, sábio articulador, que poderá desembarcar na nau progressista. O partido, além de disputar mais uma vez a capital Florianópolis, também trabalha com uma candidatura em Joinville. Vencer na capital e no maior colégio eleitoral do Estado, é obsessão.

PL

O senador Jorginho Mello, que também é candidatíssimo ao governo em 2022, diz aos seus que pretende eleger no ano que vem 50 prefeitos. É importante que o PL confirme as intenções do pai de Filipe Mello, se quiser disputar com força o Governo do Estado em 2022. As principais cidades mapeadas pelo partido são: Lages, Joinville e Florianópolis.

ISCA

  • O MDB de Joinville lançou na reunião do partido nessa semana, o nome do deputado estadual Fernando Krelling, como pré-candidato a prefeito. A presidente Simone Schramm foi quem conduziu a reunião.
  • Em rápida passagem por Xanxerê na semana passada, o senador Esperidião Amin lançou o nome do presidente da Câmara de Vereadores, Arnaldo Lovatel, como pré-candidato a prefeito da cidade. O PP xanxerense espera a retribuição do apoio do PSD.
  • Nesse final de semana, acontecerá mais uma edição da já tradicional Gororoba do JC, em Itajaí. O evento está na 13ª edição. Lideranças políticas sempre circulam por lá. A edição desse ano também vai comemorar os 40 anos do jornal O Diarinho. Parabéns e sucesso.


Criciúma 2024
Unochapecó
Rech
Publicações Legais

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro