Close Menu

Busque por Palavra Chave

A Arte do Ser | Depressão causa impotência!

Por: Xenna Gheno
26/04/2019 14:26
Tamanho da fonte: A A

É muito comum achar pessoas dizendo que depressão é frescura ou a pior frase entre todas, falta de Deus. Fato é que ela existe e é crescente em todo mundo, isso é a soma de vários fatores. O principal é que não estamos acompanhando as rápidas mudanças que estão acontecendo. Já escrevemos aqui sobre a saúde mental ligada a estas mudanças. No tempo dos nossos avós, as atividades eram muito ligadas a sobrevivência em um dia de trabalho repleto de atividades desde fazer a roupa, construir suas casas, plantar a própria comida, etc. A informação era pouca ou quase nenhuma, então somando as atividades ligadas ao movimento do corpo, a realização e identificação do produto da energia do seu trabalho fazia com que a mente, em sua maioria, estivesse saudável. E de fato a depressão quase não existia. E no tempo dos avós dos nossos avós não era muito diferente desse cenário.

Com a revolução tecnológica veio uma globalização de informações e uma transformação gigantesca onde a geração de adultos não estava preparada para entender e organizar essa transformação para as próximas gerações. Então temos um cenário oposto do que existia, e isso aconteceu muito rápido e tem muita gente não entendendo esta transformação. O cenário é atividades profissionais de sobre carga mental e altos níveis de estresse e, na maioria das profissões, temos uma não identificação do resultado na energia do trabalho, temos nos tempos livres péssimos hábitos alimentares e lazeres ligados a alienação e consumo de álcool exagerado. Então estamos criando um ambiente propício para doenças mentais como a depressão, ansiedade, síndrome do pânico entre outras. Esses fatores são externos que somam a fatores internos, pois não fomos alertados e ensinados a cuidar da nossa saúde mental, que eu e outros contemporâneos consigamos vencer essa ideia conservadora que não permite atualizar a educação e entregar para outras gerações ferramentas de lapidação para que tenham disciplina em exercitar e fortalecer a saúde mental.

Tendo consciência deste panorama real devemos urgentemente mudar nossos hábitos para que nossos filhos sigam nosso exemplo. A mudança pode vir em desacelerar, simples, ter mais calma no dia a dia, respirar. Usar a hora do trabalho uns minutos de meditação (ou oração), sozinho ou em equipe. Autoconhecimento e coragem para que a energia do seu trabalho tenha identificação com seu ser, caso sinta que dia após dia está perdendo tempo de vida preso a uma atividade que te remunera, mas você não consegue sentir que sua energia está produzindo algo valioso, fazendo sua vida valiosa ou um mundo melhor, mude! Não se desespere em frente ao problema, tudo tem uma solução, uma mente adoecida pode ficar cega a um problema de simples resolução, levando a pessoa um triste ponto final. Nunca é tarde para recomeçar e buscar uma vida de hábitos saudáveis, também nunca é tarde para soltar um personagem social que está te adoecendo para afagar uma sociedade moralista. Liberte seu ser sem medo.

Por fim, entender que devido nosso descuidado com as transformações vamos ter que ver a depressão crescer, e de forma realista combater ela aos poucos, aceitando, não se assustando nem vitimando e sim como curamos uma gripe, buscar curar nossas depressões que, por muitas vezes como um simples chá pode curar uma gripe, uma simples conversa pode curar nossa depressão. Por isso se você sentir que pode estar com depressão, não se assuste nem se esconda, muita gente está com essa gripe, o bom que a cura está a nosso alcance, mas principalmente devemos soltar os fatores que prejudicam nossa saúde mental. Escolher novos hábitos você deve! E com a nossa mudança aos poucos transformar de forma positiva a sociedade, as formas de trabalho, a relação com o dinheiro, a relação com a alimentação, a relação com a vida, pois a vida é o que de mais importante temos, cuide-se bem.


Sicoob 2018 - Home
Brasão
Vederti Chapecó
Alesc - Sua Causa

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plíno Arlindo Nês, 1105, Sala, 202, Centro