Close Menu

Busque por Palavra Chave

Artigo | Sem Defensoria, há menos igualdade e justiça

Por: LÊ NOTÍCIAS
18/05/2021 14:18
Tamanho da fonte: A A
Divulgação

Por Cassio Kury Lopes*

Hoje, 19 de maio, comemora-se o Dia Nacional da Defensoria Pública.

Em solo catarinense desde 2013, criada no ano anterior por determinação judicial, a Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina exerce a sua missão constitucional de atender a mais vulnerável camada social.

Com muita garra e luta, a Defensoria Pública vem trilhando o seu caminho. Presente em tão somente 24 comarcas catarinenses e com apenas 117 defensoras e defensores públicos, surge a certeza de que Santa Catarina precisa de mais Defensoria Pública, de mais direitos respeitados e garantidos.

Na pandemia da Covid-19, reinventando-se, jamais parou. Ante todas as dificuldades que o momento nos trouxe, manteve-se atenta às necessidades da população atuando na linha de frente no combate à pandemia, nas inúmeras demandas de saúde, na luta ao lado da população em situação de rua, da mulher vítima de violência e da população idosa, nas soluções extrajudiciais dos conflitos, na garantia dos direitos da população privada de liberdade, entre outros.

Sem Defensoria, há menos igualdade e justiça, os invisíveis restam cada vez mais sem voz, de modo que tão somente com a garantia do crescimento e a necessária valorização da Instituição se poderá pensar em uma sociedade mais igual e justa, com respeito aos mais básicos direitos fundamentais de todas e todos.

Portanto, é preciso comemorar o dia de hoje, mas com os olhos voltados para o futuro e com a esperança de que os Poderes Executivo e Legislativo continuem a reconhecer a importância dos serviços públicos prestados pela Instituição aos cidadãos vulneráveis catarinenses.

Viva a Defensoria Pública de Santa Catarina!

*Presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado de Santa Catarina (Adepesc)


Publicações Legais
Anúncio Radial
Campanha Agricultura
Campanha Segurança Pública
Campanha Santur
Alesc Facebook
Rech

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro