Close Menu

Busque por Palavra Chave

Fundação Logosófica | Método prático para ordenamento de ideias

Por: Fundação Logosófica
31/01/2022 10:41
Tamanho da fonte: A A

Para quem não esteja familiarizado com as disciplinas da inteligência - e pode-se dizer que aí se acha incluída uma boa maioria -, é muito difícil ordenar as idéias, a ponto de muitas delas se confundirem entre si, o que dá lugar a que mais tarde se produza a inibição parcial, e às vezes até total, da mente.

É assim que, em grande número, os pensamentos que nela se fixaram ficam anulados, sem que tenham podido manifestar-se em nada de concreto, precisamente por não existir na mente o motivo que teria feito possível a realização deles; e tal motivo não existe porque as idéias foram confundidas umas com as outras, sem ter sido determinado o fim que cada uma cumpriria separadamente.

Ao contrário disso, quando existe na mente um verdadeiro governo próprio, as idéias podem ser ordenadas de conformidade com sua natureza. Dentro de qualquer plano que se formule, é possível configurar todo o esquema concernente à imagem, ou seja, à idéia concebida.

Fica dessa maneira perfeitamente determinada a finalidade que se persegue com cada uma delas, e seu resultado, ao serem levadas à manifestação - ou seja, à prática -, existe maior probabilidade de êxito. Se uma idéia, logo após concebida, fosse considerada como inviável ou de escassa importância, seria apenas necessário eliminá-la do plano mental e, dessa forma, sem gasto algum, o esforço seria concentrado na realização prática de outra.

Este método, que pode ser aplicado a todas as atividades da inteligência - esteja ela voltada para as ciências, as artes, a literatura ou a política, como também para a indústria, o comércio ou alguma outra profissão -, economiza tempo e evita as fatigantes elucubrações mentais sobre projetos e idéias que, ao se mesclarem e se confundirem entre si, se tornam quiméricos ou irrealizáveis.

A formação prática das idéias, com o respectivo ordenamento, facilita em sumo grau o trabalho executivo da inteligência. O primordial é que exista em cada propósito o sentido mais aproximado da realidade, a fim de que possa ser cumprido sem maiores obstáculos.

O método experimental de referência para o ordenamento das idéias conduz ao domínio dos pensamentos e torna mais eficaz a intervenção do juízo na solução e utilização deles, visto que, mediante sua aplicação, cada um pode ser consciente do que pensou realizar, de suas idéias e, sobretudo, de sua capacidade para fazer com que sirvam aos propósitos de sua inteligência.


AQUI TEM GOVERNO
Rech
Publicações Legais

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro